Por: Jornal Sul Brasil | 17/09/2020

O mercado de trabalho está em constante transformação. Com o passar dos anos, novas exigências se apresentam para trabalhadores e empregadores, seja em relação à influência das novas tecnologias ou às possibilidades na configuração da prestação dos serviços. Por isso, os profissionais que atuam nos departamentos pessoais das empresas, precisam estar antenados às questões legais que surgem. Para quem deseja ter esse conhecimento atualizado, o curso de Pós-graduação em Gestão de Departamento Pessoal e Rotinas Trabalhistas está com matrículas abertas até dia 13 de outubro.

O curso visa a compreensão de todo o processo trabalhista, desde o registro, controle e obrigações, até a demissão de um funcionário. “É um curso focado em capacitar pessoas para atuarem no departamento pessoal e conduzir equipes relacionadas aos recursos humanos”, comenta a coordenadora da pós, professora Silvana Kruger.

Ao longo das seis edições anteriores do curso, várias disciplinas foram alteradas para dar mais ênfase a pautas relevantes. Uma delas é ‘Casos Especiais de Relação de Trabalho’, ministrada pelo professor Fábio Luiz dos Passos. O advogado possui especialização em Direito do Trabalho e Previdência Social e em Processo Civil, é mestre em Ciências Jurídicas e em Direito da Sustentabilidade. Atualmente, cursa doutorado em Direito Público na Universidade de Coimbra, em Portugal.

Preparação de mercado 

Fábio traz para a sala de aula temas que envolvem tanto os contratos de trabalho não típicos, quanto às formas de trabalho tradicionais. “Estudamos desde o emprego doméstico, as cotas nas relações de emprego, passando pelo trabalho do apenado, do motorista profissional, aprendiz e estagiário. Até as formas de trabalho não tradicionais, como é o caso do trabalho remoto home office, que atualmente se tornou comum neste cenário de pandemia”, comenta.

Essa disciplina objetiva que o estudante conheça as formas diversificadas de contratação, compreenda a razão de ser e, principalmente, a sua aplicação neste cenário de constante evolução. “Com isso, os profissionais que se qualificam nesta pós têm maior potencial para antever as alterações, para lidar melhor com os desafios que se apresentam. A mudança constante é a única coisa permanente que se vislumbra para o futuro, e a qualificação consistente e crítica é a melhor forma de enfrentar esta inevitável realidade”, frisa o professor.

Diferencial 

A coordenadora explica que o curso possui um rol de disciplinas em que o estudante tem contato com os aspectos do Direito. São abordados, por exemplo, pontos voltados para as contribuições previdenciárias, folha de pagamentos e seus encargos e os aspectos de contratação.”Além disso, são apresentadas peculiaridades de casos especiais de relação de trabalho, como menores aprendizes ou estágios, contratos especiais, a própria questão dos exames admissional, periódico e demissional, ginástica laboral e perícia do trabalho”.

Essa é uma das 15 especializações com inscrições abertas na Unochapecó. Nesta, podem participar egressos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Processos Gerenciais, Recursos Humanos e profissionais formados que já atuam em setores de departamentos. Se você possui este perfil e ficou interessado, pode se inscrever pelo site da Universidade e conferir mais informações sobre horários, tempo de duração e valores na página da Uno.