Por: Jornal Sul Brasil | 07/05/2020

O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) observa, nas últimas semanas, os estoques de sangue reduzindo. Para estimular as pessoas a doarem e garantir que os estoques permaneçam estabilizados, a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) promove uma campanha juntos aos associados.

De acordo com o diretor de Responsabilidade Social e Ambiental da ACIC, Odair Balen, o objetivo é estimular e incentivar a doação voluntária de empresas associadas à ACIC e seus colaboradores, clientes e fornecedores. “A intenção é conscientizar os empresários e colaboradores para que, além de criar a cultura da doação de sangue dentro das empresas, possam fazer o bem e contribuir com quem precisa. Sabemos que neste período de pandemia pode ser um pouco mais difícil o deslocamento, mas com planejamento podemos ajudar a manter a regularidade dos estoques de sangue”.

A coordenadora de Captação de Doações do Hemosc em Chapecó, Eliana Ribicki, enfatiza que o Hemocentro está, desde o início das medidas de restrição no combate à Covid-19 no Estado, acompanhando e definindo estratégias para a manutenção dos estoques de sangue. “Diariamente vemos os estoques de sangue, especialmente dos grupos O e A, reduzindo gradativamente, o que sinaliza a retomada das cirurgias eletivas em várias regiões. Observamos que existe uma dificuldade, neste momento, de sair do trabalho para fazer a doação, mas ressaltamos a importância de quem já é doador fazer o possível para que retome suas rotinas de doações e, para quem ainda não é, que inicie neste ato de solidariedade”.

Eliana enfatiza que desde meados de março o Hemosc está atendendo os doadores de maneira agendada para evitar aglomerações e garantir o fluxo contínuo de doadores e das tipagens que mais são necessárias neste momento. “Para facilitar, ampliamos o horário de atendimento até às 19 horas em todas as quartas-feiras. Assim, o doador que possui dificuldades na saída em horário de trabalho poderá aproveitar o horário estendido”.

Balen frisa que o vírus não pode ser um motivo para impedir as pessoas de fazerem o bem. “O Hemosc tomou todas as medidas para a doação ser ainda mais segura. A orientação é para ir sem acompanhante e usar máscara. Então, reúna seu time de colaboradores e contribua nesta causa de amor e solidariedade”.

Além disso, o diretor da ACIC ressalta que as empresas que fizerem cadastro no Hemosc e participarem da campanha receberão o selo virtual Empresa Solidária que pode ser utilizado em documentos impressos e eletrônicos pelo período de um ano, proporcionando visibilidade à organização e, acima de tudo, despertando o espírito de solidariedade entre todos os envolvidos.

Atendimento

O Hemosc está atendendo apenas com agendamento, que pode ser feito pelos telefones (49) 3700-6401 e (49) 3700-6410. O atendimento é de segunda a sexta-feira das 8 às 16 horas, sem fechar ao meio-dia, e nos terceiros sábados de cada mês, das 8 às 16 horas.

Mais informações podem ser adquiridas no site do Hemosc ou pelo e-mail captacao.cco@hemosc.org.br.