Por: Jornal Sul Brasil | 1 mês atrás

O candidato a vereador Cesar Valduga visitou nesta segunda-feira dia 26 o Diário SB e foi recebido pelo diretor André Luiz Rosa. Valduga foi vereador em Chapecó, duas vezes o mais votado, deputado estadual e destacou seu trabalho constante pela sociedade. Sempre trabalhou pelas causas de meio ambiente, agroecologia, saúde e educação, na luta contra a violência, o empoderamento feminino, e destacou sua luta enquanto parlamentar no estatuto Catarinense da pessoa portadora de câncer.

Como metas Valduga defendeu a importância de tirar do papel o projeto Macro e Microdrenagem de Chapecó, dar sequência ao projeto de modernização do Aeroporto Serafim Enoss Bertaso, trabalhar na implementação de uma Delegacia da Mulher 24 horas com atendimento feminino, defender a melhoria nos postos de saúde e Escolas, lutar por uma política pública de proteção do meio ambiente, trabalhar pela regularização fundiária, defender que a alimentação das escolas use produtos da agricultura familiar,  e trabalhar pela implementação da agroecologia nas famílias rurais.

O candidato destacou a importância do vereador ser fiscalizador, de legislar e propor as melhorias que o município necessita. Defendeu que é necessário interagir com as comunidades, dar mais transparência as ações do executivo, fazer com que as comunidades trabalhem juntas para definir as prioridades no orçamento.

“Temos que diminuir os cabides de empregos, trabalhar pelo desenvolvimento econômico da cidade, fortalecer políticas públicas de incentivo ao empreendedor, a agricultura, desburocratizar os sistemas e assim dar mais agilidade aos processos,” enalteceu.

“Queremos propor ainda o incentivo a laboratórios de tecnologia de iniciação científica, é urgente ainda transformar o Hospital Regional do Oeste em um hospital universitário, modernizando as estruturas, trazendo mais pessoas, profissionais e assim humanizando o atendimento. Não podemos só construir prédios temos que equipar melhorar o que temos. Temos que criar uma clínica especializada, para assim diminuir as demanda por atendimento de especialistas e as filas por procedimentos,” defendeu.

Sobre a questão da água Valduga comentou ser essencial, que a questão deve ser posta como prioridade, que é preciso observar o contrato com a Casan e exigir que as melhorias sejam feitas. “Precisamos cuidar do lajeado São José, preservar as nascentes, investir no saneamento básico, e incentivar a preservação ambiental de maneira geral,” concluiu.

O candidato defendeu ainda a ajuda do município e da guarda municipal na segurança pública a sua interação com os demais órgãos para que o trabalho possa ser mais abrangente.