Por: Jornal Sul Brasil | 02/10/2020

Primeira semana de campanha eleitoral movimenta a agenda do candidato a prefeito de Chapecó, Cleiton Fossá, e do vice-prefeito Giovanni Balen, do MDB, 15. Com os olhares atentos e preocupados as necessidades dos chapecoenses, a dupla trabalha na proposta de novas práticas de uma gestão sustentável fundamentada no princípio de Boa Administração – Prestação de serviço e atendimento ao cidadão de forma mais eficiente, redução da máquina pública, tornando os processos de gestão mais tecnológicos e ações eficazes para fomentar a economia local e enfrentar os efeitos da pandemia.

“A nossa querida Chapecó, a capital do Oeste merece um novo tempo na gestão pública municipal. É tempo de mudança para melhor construir a nossa cidade. O nosso plano de governo é para todos os chapecoenses, aqueles nascidos aqui, bem como para aqueles que escolheram nosso município como o espaço de vida, de trabalho e de crescimento. Uma Chapecó que cresce e se desenvolve a cada dia é a razão de nossa inserção no meio político”, destaca o candidato Cleiton Fossá.

A coligação do MDB lançou oficialmente a campanha Chapecó, um novo tempo, na manhã de domingo, dia 27/09, via live no Facebook. Direto da casa dos pais, no bairro Santo Antônio, Cleiton Fossá, vereador por dois mandatos, advogado e professor de Direito, falou das propostas para transformar Chapecó em uma cidade melhor e  firmou o compromisso de dialogar com os chapecoenses. “Nunca duvidei do lado que eu estava e estou, que é a defesa das pessoas, das necessidades delas, que é estar ao lado da cidade, do povo, de quem mais precisa. A população necessita de um prefeito que queira ouvir o que as pessoas têm a dizer, mas não basta somente ouvir, é preciso agir, executar”, afirma o candidato a prefeito do MDB.

Já a terça-feira dia 29 foi marcada pela participação do Cleiton Fossá da audiência pública de prestação de contas da área da saúde, fiscalizando e participando ativamente questionando os departamentos. Além disso, houve a definição das datas para as entrevistas individuais e os debates entres os candidatos ao cargo de prefeito através de sorteio, nas rádios Chapecó e Estúdio Condá.

Já na metade da semana, a dupla majoritária concedeu entrevista para a rádio Efapi falando das propostas de atuação para o bairro da grande região e o parque Tancredo de Almeida Neves. “Com princípios e valores consolidados na moralidade, legalidade e eficiência queremos construir uma gestão que marcará a história de nosso município no que se refere ao cuidado com as pessoas, geração de empregos e na resolução de problemas públicos antigos”, frisou o candidato a vice-prefeito.

Juntos, uma das propostas é trabalhar para construir um mega Ceim na região Efapi, pois, existem universidades, um Centro de Inovação Tecnológica, agroindústrias e muitos trabalhadores que não tem onde deixar seus filhos a noite tanto para estudar, se profissionalizar, quanto para trabalhar. “Precisamos pensar com quem e onde deixar essas crianças e com segurança. Construir um Mega Ceim na Efapi é um compromisso com a vida. Garantir que os pais não fiquem de madrugada em filas para conseguir uma vaga para seu filho. Atualmente, os pais precisam deslocar seus filhos para localidades distantes de onde estão, ou por vez, deixam seus filhos nas mãos de outras crianças maiores. Precisamos solucionar esse problema e nós podemos fazer isso”, afirma Fossá.

 Além de desenvolver a cultura, esporte e lazer através do parque Tancredo de Almeida Neves, onde o poder executivo e as PPPs possam ter um olhar atrativo de eventos, congressos e feira, como de desenvolvimento, manutenção e operacionalização dos serviços para garantir a sustentabilidade econômica e potencializar o uso dos espaços; “Queremos estruturar o parque para receber espaços públicos municipais que hoje pagam aluguel. Não deixando de fora o lazer da comunidade, implantaremos espaço de recreação aberto para população praticar esportes, com pista adequada de caminhada, ciclofaixa e academia ao ar livre”, comenta o vice.

Fossá e Balen preveem remodelar o espaço para que possa ser utilizado por todos e criar o Centro de Equoterapia “Desbravador”, com a finalidade de garantir a reabilitação de pessoas com algum tipo de deficiência, seja física, psicológica ou cognitiva e que careçam dessa terapia. Fortalecer e ampliar os setores e serviços da Cidade do idoso, integrado ao espaço de lazer aberto, para acolher o maior número de idosos da nossa cidade. Executar o plano de mobilidade urbana aprovado no legislativo com ciclovias, anel viário, e no próximo ano discutir o terminal de integração da Efapi, a circulação entre os novos loteamento e o transporte público.  Durante a semana também foram realizadas visitas a população, empresas, parceiros sempre contando com muito diálogo e participação ativa da comunidade.