Por: Jornal Sul Brasil | 21/04/2020

A entrega de materiais impressos para as aulas não presenciais da rede estadual de ensino começou a ser feita por algumas coordenadorias regionais de educação na última semana. Os pais e responsáveis pelos estudantes com acesso restrito ou sem acesso à internet são orientados a comparecerem na escola para retirar os materiais pedagógicos elaborados pelos professores, incluindo textos e atividades.

As escolas estaduais são orientadas a entregar os materiais seguindo os padrões necessários de higienização e distanciamento entre as pessoas, de acordo com as recomendações da Secretaria de Estado da Saúde contra o contágio por coronavírus. Alguns servidores, usando máscaras, organizam as atividades por turma e atendem os pais dos alunos.

As atividades são adaptações do plano de ensino docente e devem ser feitas pelos estudantes ao longo da semana. O responsável pelo aluno deve retornar à escola a cada semana ou quinzena para retirar os próximos materiais de estudo. Quando houver o retorno das aulas presenciais, as atividades elaboradas terão a avaliação dos professores e a validação como hora-aula neste ano letivo.

A Diretora de Ensino da Secretaria de Estado da Educação (SED), Zaida Jeronimo Rabello Petry, destaca que a adesão dos alunos ao sistema foi alta durante a primeira semana, conforme os relatos das Coordenadorias Regionais de Educação.

“Os gestores escolares estão se empenhando muito para que o material chegue até as famílias, seja com a retiradas dos pais na escola ou casos específicos em que a equipe leva até a residência do aluno quando a distância é muito grande. E o professor está sendo um herói, já que agora planeja a atividade on-line, por e-mail, por WhatsApp e também para entrega impressa, está dando aula de várias maneiras e ainda participando de formações para aprender a usar as ferramentas digitais”, ressalta Zaida.

Fone 0800 para atender dúvidas de pais e alunos

Em caso de dúvidas, os pais e alunos podem ligar para o telefone 0800 644 7890 no horário entre 12h30 e 19h de segunda a sexta-feira. O atendimento é feito pela equipe das coordenadorias regionais de educação, que pode orientar como e quando buscar os materiais impressos disponibilizadas pela escola e responder outras dúvidas sobre as atividades não presenciais.

Os estudantes com acesso a internet podem entrar na plataforma Google Sala de Aula para fazer as atividades elaboradas pelos professores. O e-mail e senha de cada estudante foi cadastrado pela SED e pode ser consultado no guia de acesso. Para dúvidas, esses estudantes podem consultar o professor diretamente pelo Google Sala de Aula, enviar e-mail à escola por e-mail ou consultar a página de Tira-Dúvidas elaborada pela SED.

O calendário para retirar os materiais impressos é definido por cada coordenadoria regional em conjunto com os gestores escolares e considera a situação de cada unidade de ensino. Os coordenadores de educação das regionais com maior número de alunos na rede estadual avaliaram de forma positiva a primeira semana de entregas dos materiais impressos.

Regional de Chapecó

“As escolas avisaram o cronograma de entrega nas mídias sociais, em grupos de WhatsApp e ligando para as famílias. Em alguns casos, os gestores se deslocaram até as residências de alunos para informar os pais e entregar os primeiros materiais, fazendo com que todos os alunos recebessem o material. A entrega ocorre de forma tranquila e organizada, com materiais segurança para que não tenhamos nenhum tipo de aglomeração de pessoas ou risco para as servidores ou alunos.” – Janize Scussiato de Oliveira, coordenadora regional de educação de Chapecó.