Por: Jornal Sul Brasil | 16/11/2020

Os dois últimos meses do ano tem bons motivos para deixar lojistas e consumidores mais animados na maior cidade do Oeste catarinense. As promoções da Black Friday e os prêmios instantâneos oportunizados pela campanha Natal Premiado da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Chapecó prometem movimentar o comércio no município.

De acordo com dados do Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (Sicom) mais de 70% dos lojistas da cidade preparam ofertas para a Black Friday e esperam aumento de 30% nas vendas. A data é uma tradição internacional que foi incorporada pelo varejo brasileiro. Sempre na última sexta-feira do mês de novembro (dia 27 neste ano), lojas de diferentes segmentos preparam promoções e descontos especiais para limpar os estoques para o Natal.

O presidente da CDL, Clóvis Afonso Spohr, afirma que a data é significativa para o setor e incentiva lojistas a investirem em boas ofertas. “É um momento em que o consumidor aguarda por melhores condições de compras, especialmente neste ano de maior dificuldade econômica. As promoções ao mesmo tempo em que contribuem para atrair clientes, também os incentiva a apoiar o comércio local. É uma troca que faz a roda da economia girar”, analisa.

Natal Premiado

Além das liquidações da Black Friday, os chapecoenses contam com outra motivação para fazer compras no comércio local nesta reta de final do ano. A campanha Natal Premiado da CDL já está em andamento, com a participação de 520 empresas do município.

A promoção distribuirá R$ 100 mil em prêmios instantâneos. A cada R$ 100 em compras nas lojas participantes da campanha, o consumidor ganha um cupom para raspar e concorrer na hora a R$ 25, R$ 50, R$ 100 e R$ 500.

De acordo com o diretor executivo da entidade, Jeancarlo Zuanazzi, ao todo são 1.319 cupons premiados e um milhão de unidades espalhadas nas lojas associadas e cadastradas. A promoção movimentará R$ 100 milhões em vendas no comércio local entre 15 de novembro e 25 de dezembro, período válido da promoção ou até enquanto durarem os cupons instantâneos.

Zuanazzi destaca que é a primeira vez que a CDL promove a campanha neste formato. “Nosso objetivo neste ano é não gerar aglomeração com o tradicional sorteio presencial de prêmios e ao mesmo tempo movimentar o comércio, especialmente os pequenos estabelecimentos, que foram os mais atingidos pela pandemia. É um bônus para incentivar os consumidores a comprarem nas lojas da cidade e um diferencial para os lojistas explorarem na hora da venda”, sublinha.

Para o presidente da entidade, o formato inédito da campanha respeita as medidas preventivas impostas pela pandemia e estimula a valorização do comércio local. “Estamos sentindo uma melhora gradual nas vendas desde julho e o período de final de ano é a nossa grande aposta para recuperarmos as perdas e movimentarmos a economia local. A nossa promoção chega para somar com as já projetadas pelos empresário