Por: Jornal Sul Brasil | 26/11/2020

Os últimos meses do ano tem bons motivos para deixar lojistas e consumidores mais animados na maior cidade do Oeste catarinense. As promoções da Black Friday e os prêmios instantâneos oportunizados pela campanha Natal Premiado da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Chapecó prometem movimentar o comércio no município.

De acordo com dados do Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (Sicom) mais de 70% dos lojistas da cidade preparam ofertas para a Black Friday e esperam aumento de 30% nas vendas. A data é uma tradição internacional que foi incorporada pelo varejo brasileiro. Sempre na última sexta-feira do mês de novembro (dia 27 neste ano), lojas de diferentes segmentos preparam promoções e descontos especiais para limpar os estoques para o Natal.

O presidente da CDL, Clóvis Afonso Spohr, afirma que a data é significativa para o setor e incentiva lojistas a investirem em boas ofertas. “É um momento em que o consumidor aguarda por melhores condições de compras, especialmente neste ano de maior dificuldade econômica. As promoções ao mesmo tempo em que contribuem para atrair clientes, também os incentiva a apoiar o comércio local. É uma troca que faz a roda da economia girar”, analisa Spohr ao ressaltar que as vendas na internet continuam aquecidas no ano.

“O e-commerce ampliou espaço na pandemia e é uma tendência que se manterá em alta. Por isso, mais do que nunca, a criatividade e as estratégias de venda dos lojistas são essenciais para atrair a atenção dos consumidores”.

Natal premiado

Além das liquidações da Black Friday, os chapecoenses contam com outra motivação para fazer compras no comércio local nesta reta de final do ano. A campanha Natal Premiado da CDL já está em andamento, com a participação de mais de 520 empresas do município.

A promoção distribuirá R$ 100 mil em prêmios instantâneos. A cada R$ 100 em compras nas lojas participantes da campanha, o consumidor ganha um cupom para raspar e concorrer na hora a R$ 25, R$ 50, R$ 100 e R$ 500.

De acordo com o diretor executivo da entidade, Jeancarlo Zuanazzi, ao todo são 1.319 cupons premiados e um milhão de unidades espalhadas nas lojas associadas e cadastradas. A promoção movimentará R$ 100 milhões em vendas no comércio local até 25 de dezembro, período válido da promoção ou até enquanto durarem os cupons instantâneos.

Zuanazzi destaca que é a primeira vez que a CDL promove a campanha neste formato. “Nosso objetivo neste ano é não gerar aglomeração com o tradicional sorteio presencial de prêmios e ao mesmo tempo movimentar o comércio, especialmente os pequenos estabelecimentos, que foram os mais atingidos pela pandemia. É um bônus para incentivar os consumidores a comprarem nas lojas da cidade e um diferencial para os lojistas explorarem na hora da venda”, sublinha.

Para o presidente da entidade, o formato inédito da campanha respeita as medidas preventivas impostas pela pandemia e estimula a valorização do comércio local. “Estamos sentindo uma melhora gradual nas vendas desde julho e o período de final de ano é a nossa grande aposta para recuperarmos as perdas e movimentarmos a economia local. A nossa promoção chega para somar com as já projetadas pelos empresários e representa o otimismo e a resiliência do comércio chapecoense”, grifa Spohr.