Por: Jornal Sul Brasil | 01/04/2020

Acompanhado da Doutora Carine e a secretária de governo Fernanda Daniele, o Prefeito de Chapecó Luciano Buligon fez a costumeira coletiva na manhã desta quarta-feira dia 1º de abril. Ele enalteceu que a campanha de vacinação contra a gripe H1N1 está atingindo um bom público. Nesta terça-feira, Chapecó recebeu 6050 doses da vacina, e de acordo com a Doutora Carine a expectativa é que essas doses acabem ainda nesta quarta. “Temos de atípico neste ano a grande procura pela vacina da gripe pelo público alvo, o que tem ocasionado um desabastecimento rápido em todo território nacional. Quando estas doses acabarem uma nova remessa virá, mas a data para tal não foi confirmada,” finalizou.

Sobre o Coronavírus, neste momento Chapecó tem 16 casos suspeitos, dos quais 11 estão em isolamento domiciliar e cinco internados, dois em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Dos cinco casos confirmados dois pacientes já estão recuperados, dois seguem em isolamento domiciliar e um internado em UTI.

Durante a coletiva Buligon anunciou a chegada de cinco novos respiradores completos, o que eleva para novos 10 leitos de UTI em Chapecó. ” Durante esse período de isolamento das pessoas, o poder público está agindo para equipar os hospitais principalmente com a opção de mais leitos de UTI haja vista o comprometimento respiratório grave advindo deste vírus. Por isso enaltecemos a importância do isolamento social, que tem mostrado tecnicamente bons resultados. O melhor remédio que temos é o otimismo, a fé e o isolamento,” encerrou.

Estiagem

A secretaria de governo Fernanda Daniele, também falou na coletiva a respeito da estiagem que assola toda a região Oeste. ” No mês de março tivemos 33 milímetros de chuva em Chapecó, quando a expectativa é 180. Estamos passando por uma estiagem muito forte, e estamos diariamente em contato com a Casan, para acompanhar a situação. Neste momento equipes da Prefeitura de Chapecó estão auxiliando a Casan na limpeza da barragem do Lajeado São José com o objetivo de assim quando a chuva chegar aumentar a sua capacidade de armazenamento,” concluiu.

 

Coletiva de imprensa – Combate ao coronavírus

🔴 Estamos AO VIVO com as últimas informações sobre o Coronavírus em Chapecó nesta quarta-feira (01).✅ A transmissão conta com apoio da interprete de libras. #chapecó #coronavírus #saúde #coronavíruschapecó #prevençãoA transmissão conta com o apoio da interprete de libras.#chapecó #coronavírus #saúde #coronavíruschapecó #prevenção

Publicado por Prefeitura de Chapeco (Oficial) em Quarta-feira, 1 de abril de 2020