Por: Jornal Sul Brasil | 29/04/2020

A campanha Salve Vidas, da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), segue até esta quinta-feira (30), quando será encerrada. Já foram arrecadados R$ 659 mil que serão revertidos para compra de equipamentos para o maior hospital filantrópico de Santa Catarina: o Hospital Regional do Oeste (HRO).

O presidente da ACIC, Nelson Akimoto, explica que há 40 dias, quando iniciou a campanha, o objetivo era adquirir 12 respiradores para o HRO. “Realizamos uma reunião com a presença dos presidentes dos Conselhos Deliberativo e Consultivo da ACIC com a diretoria do hospital e chegamos à conclusão que o momento atual pede a montagem de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) completas. Por isso, autorizamos a mudança da aplicação dos recursos da campanha. O valor arrecadado será utilizado para aquisição de equipamentos hospitalares para complementar os equipamentos a serem enviados pelos governos federal e estadual para a montagem de 37 novas UTIs”, relata.

Chapecó recebeu nesta quarta-feira (29) dez novos leitos de UTI para o HRO que devem estar disponíveis a partir de sábado (02). “Esperamos a complementação dos outros leitos nos próximos dias. Acompanharemos a aplicação desses valores e, para quem colaborou, teremos um dossiê de tudo o que foi investido, de orçamentos e dos equipamentos que serão adquiridos. A prestação de contas estará disponível para consulta”, frisa Akimoto.

A campanha Salve Vidas tem objetivo de contribuir para o tratamento da Covid-19, doença causada pelo novo Coronavírus. Observa-se o aumento do número de contaminação em todo o País, sendo que a condição mais frequente nos portadores da Covid-19 em estado mais grave que necessitam de internação é a falência respiratória, situação que exige o uso de respiradores, equipamentos que são instalados na UTI.

O presidente da ACIC ressalta que a comunidade chapecoense tem uma capacidade surpreendente de união e cooperação em favor de causas nobres e de real interesse coletivo. “Nossa gratidão a todos que doaram e ajudaram a divulgar nossa campanha. Não foi a primeira e nem será a última que a ACIC realiza em prol da comunidade. Temos o nosso objetivo do associativismo, da causa empresarial, mas sem perder o aspecto social das empresas. Estamos felizes por colaborar com essa causa muito justa”.

Como participar

As doações podem ser feitas até esta quinta-feira, dia 30 de abril. A contribuição financeira deve ser depositada na conta do próprio Hospital Regional do Oeste: Nome: Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira (CNPJ: 02.122.913/0001-06). Cooperativa/Banco: Sicredi (748). Agência: 0258. Conta: 4759-9. O depósito precisa ser identificado. Assim, o doador pode procurar o setor financeiro do hospital (financeiro5@hro.org.br) para obter o recibo contábil.

A associação empresarial também abriu uma alternativa: as pessoas ou empresas que compraram ingressos para o ACIC + Gestão (evento cancelado em razão da Covid-19) poderão abrir mão da restituição e doar o valor dessa aquisição para a campanha.