Por: Jornal Sul Brasil | 03/11/2020

Maior cidade do Oeste catarinense, Chapecó iniciou manobras operacionais no Sistema de Abastecimento de Água para atender diariamente todos os 47 bairros da cidade.

A barragem de contenção no Lajeado São José, onde a água é captada, está com volume muito baixo devido à estiagem que se iniciou ainda em junho de 2019. Em setembro passado foi registrada a menor precipitação dos últimos 50 anos na região, com apenas 40 milímetros de chuvas. Em outubro, a precipitação alcançou somente 15% do histórico habitual.

Com baixos volumes na captação a Casan iniciou um sistema de manobras que afeta diretamente 36 bairros da cidade. Quinze bairros serão abastecidos durante a noite, a partir das 19h, sendo eles Bela Vista, Boa Vista, Bom Pastor, Engenho Braum, Esplanada, Jardim América, Jardins
Líder, Monte Belo, Paraíso, Santa Maria, São Cristóvão, São Lucas, São Pedro e Vila Real.

Em 21 bairros de Chapecó o abastecimento será interrompido entre 19h e 7h da manhã: Alvorada, Araras, Autódromo, Centro, Cristo Rei, EFAPI, Eldorado, Jardim Europa, Jardim Itália, Lajeado, Maria Goretti, Palmital, Passo dos Fortes, Presidente Médici, Quedas do Palmital, SAIC, Santa Paulina, Santo Antônio, Santos Dumont, Seminário e Universitário.

Os demais 11 bairros não serão afetados diretamente em um primeiro momento. “Esses 11 bairros são fundamentais e precisam colaborar”, observa o chefe da Agência local, engenheiro Bruno Eleotero. “Dependerá do consumo deles o abastecimento para as demais áreas e, principalmente, a não ampliação das manobras para toda a cidade”.

A Casan ainda orientou que as pessoas não lavem casas, pátios, calçadas, hall de prédios com mangueira e carros em hipótese alguma. Ao lavar louças ou escovar os dentes, feche a torneira. Junte a roupa até encher a máquina de lavar
Reduza o banho a no máximo 5 minutos.