Por: Jornal Sul Brasil | 27/11/2020

Um projeto inovador, concebido em modelo de cooperação e gestão compartilhada foi criado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. O Centro de Inovação em Resgate Veicular e Saúde, em construção em Chapecó, foi apresentado para a governadora interina, Daniela Reinehr, além da deputada federal Caroline de Toni, em reunião virtual, com a presença do comandante-geral do CBMSC, Charles Alexandre Vieira e o comandante do 6º Batalhão, Hilton Zeferino.

Foram apontadas demandas referentes ao projeto, como recursos financeiros para o término da construção da estrutura física, bem como para aquisição de equipamentos, além de suporte para parcerias entre as áreas de resgate – bombeiros, autopista, polícias, e também de saúde, como Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e unidades hospitalares.

Sobre o Centro

O local será um polo especializado na formação e capacitação continuada de bombeiros e profissionais de saúde. Este espaço contará com um complexo, que terá estrutura similar a um hospital, permitindo simulações, contendo 12 salas.

Com o propósito de se tornar referência no atendimento ao trauma, o Centro de Inovação em Resgate Veicular e Saúde impulsionará a pesquisa nessa área, construindo e compartilhando conhecimento que terá impacto direto em saúde pública.

O espaço ainda terá áreas para simulação de ocorrências envolvendo veículos leves, pesados, composições férreas e aeronaves. Entre eles um túnel para atendimento em situações de baixa visibilidade e presença de fumaça, um ponte com tanque alagado, além de áreas que simularão rodovias e vias urbanas, com cruzamentos, guardrails e postes.

Além de simulações o Centro permitirá pesquisas na área do resgate veicular e implementação de tecnologias que reduzam lesões em acidentes.

O centro de inovação em resgate e saúde foi concebido no modelo de cooperação e gestão compartilhada envolvendo o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), Prefeitura Municipal de Chapecó, Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS), Unochapecó, Udesc, UCEFF e Senac.