Por: Jornal Sul Brasil | 1 mês atrás

Uma característica peculiar define e ao mesmo tempo diferencia Chapecó nestes 103 anos de história: sua capacidade de superação endossada pela união de seu povo. Desde o início destas mais de dez décadas, este conjunto de energia emanado por suas lideranças públicas e civis transformou a cidade, dinamizou a economia e desenvolveu todos os segmentos de forma extraordinária. 

Toda essa grandeza, desenvoltura e competência são motivos de orgulho para qualquer cidadão que adotou as terras de Condá como sua casa. Quando falo em competência me reporto não só as administrações públicas, mas a toda sociedade civil muito bem organizada que, independentemente de qualquer contratempo, sempre se uniu e se dedicou de forma muito responsável e com critérios éticos acima de tudo.

É por tudo isso que hoje somos referência na educação, na agroindústria, na saúde, no turismo de negócios, no comércio, na inovação e na tecnologia. Contamos com mais de 25 mil empresas e mais de 5 mil comércios que superam 80 mil empregos com carteira assinada. Só o setor do comércio é responsável por 25% dos trabalhos formais que contribuem para o desenvolvimento socioeconômico da cidade: são 20 mil empregos!

Quando somados aos mais de 11,5 mil microempreendedores individuais que escolheram Chapecó para investir, conseguimos dimensionar nossa grandeza econômica e compreender claramente porquê recebemos os títulos de Capital do Oeste e Capital dos Negócios. Contamos com todos os segmentos fortemente representados e não precisamos sair de Chapecó para buscarmos qualquer serviço, fazermos qualquer compra ou conhecermos qualquer tipo de tecnologia. Todo esse dinamismo nos dá o conforto de vivermos em uma cidade muito bem pautada e indiscutivelmente desenvolvida.

A CDL acompanhou de perto esse progresso, desde os 50 anos de emancipação do município, quando 24 empresários se uniram e criaram a entidade com o propósito de desenvolver, motivar, incentivar e fortalecer o nosso comércio e de contribuir com todos os demais setores. Hoje somos mais de 1.700 associados e continuaremos honrando nosso compromisso com a cidade e seu povo pelos próximos centenários.

Essa trajetória nos faz sentir um orgulho imenso quando olhamos pelo retrovisor e enxergarmos um futuro promissor ao mirarmos o horizonte. Temos a certeza de que esta rica história continuará sendo traçada por sua gente unida, vibrante, resiliente e otimista.

Nós percebemos que, independentemente de todo e qualquer transtorno, a sociedade chapecoense já provou que sua capacidade de resiliência está acima de tudo. Por isso, parabenizamos a cidade de forma muito vibrante e contamos com alegria a felicidade que é viver em Chapecó!

Parabéns chapecoenses por estes 103 anos de crescimento, competência, atitude, união e muito orgulho!