Por: Jornal Sul Brasil | 29/04/2020

Luciano Buligon fez a coletiva da manhã desta quarta-feira dia 29 acompanhado da Doutora infectologista Carine Kolling e do Promotor de Justiça Titular da 13ª PJ da Comarca de Chapecó, Dr. Felipe Schmidt.

A doutora Carine atualizou que foram confirmados 50 casos em Chapecó, dos quais cinco recuperados, um internado em UTI e um internado em enfermaria, o restante está em isolamento domiciliar. Um total de 176 casos foram descartados e 112 suspeitos, destes três internados em enfermaria e o restante em isolamento domiciliar. Dos pacientes de outros municípios internados em Chapecó são dois casos confirmados, ambos internados em UTI e dois casos suspeitos um internado em UTI e um em enfermaria. No centro de triagem médica foram realizados 1819 atendimentos desde o início da operação e no ambulatório de campanha foram 663 pacientes atendidos.

Na oportunidade foi lançada uma campanha de conscientização do Ministério Público com o objetivo de orientar e sensibilizar as pessoas para os cuidados neste período de pandemia. Felipe em sua fala comentou que um dos principais objetivos do Ministério Público é defender a coletividade, e neste momento a saúde pública tem sido o foco das ações. Ele esclareceu ainda o papel fiscalizador da pasta, e disse que as equipes seguem atentas para contravenções como aglomeração de pessoas ou o não uso de máscara que é obrigatória em Santa Catarina.

Buligon foi questionado a respeito da higienização dos parquímetros e reforçou que sim o equipamento é higienizado, mas recomendou que todos façam a sua higienização pessoal pós o uso, haja vista o número de equipamentos e o grande fluxo de pessoas e recomendou a utilização do aplicativo do estacionamento para assim evitar usar os equipamentos. Sobre casos em agroindústrias Buligon enalteceu que toda a cadeia em Chapecó está trabalhando com os cuidados recomendados e se existirem casos todas as medidas necessárias serão tomadas.

Buligon enalteceu ainda que as avaliações do aumento do isolamento social seguirão três termômetros, o primeiro será o número de mortes em Chapecó, o número de leitos ocupados de UTI e a ocupação dos leitos de enfermaria do Covid, e disse que diariamente acompanha esses números e que tomará as medidas cabíveis caso eles ultrapassem o limite.

Conforme o Prefeito, Chapecó recebeu na manhã desta quarta-feira um avião transportando dez novos monitores para a montagem de dez novos leitos de UTI no Hospital Regional do Oeste. A ampliação deverá estar disponível após o dia dois de maio.  Cada leito de UTI é composto pela cama, Respirador, Monitor e Bomba de infusão. Hoje o HRO tem na Ala Covid-19, um total de 31 leitos clínicos, 10 leitos de UTI adulto,1 leito de UTI pediátrico. Com a chegada dos equipamentos o HRO chegará a 21 leitos de UTI, 20 adultos e um pediátrico.

Em sua fala Buligon comentou sobre a importância destes novos leitos, e pediu a todos que sigam se cuidando, usando máscara, evitando sair de casa nem necessidade e assim ajudando a baixar a curva do contágio em Chapecó.

Coletiva de imprensa 29/04/2020

🔴 Coletiva de imprensa nesta quarta-feira (29) com as últimas informações sobre o coronavírus em Chapecó.Participam da coletiva o Prefeito Luciano Buligon, representantes da Secretaria Municipal de Saúde e teremos também a contribuição do Promotor de Justiça Titular da 13ª PJ da Comarca de Chapecó, Dr. Felipe SchmidtA transmissão conta com o apoio da interprete de libras.#chapecó #coronavírus #saúde #coronavíruschapecó #prevenção

Publicado por Prefeitura de Chapeco (Oficial) em Quarta-feira, 29 de abril de 2020