Por: Jornal Sul Brasil | 22/07/2020

Ao lado da secretária da saúde Maristela Rocha e da diretora técnica da secretaria da saúde Aldarice Pereira da Fonseca Luciano Buligon fez uma transmissão ao vivo na manhã desta quarta-feira dia 22 com o objetivo de atualizar o cenário imposto pelo Coronavírus em Chapecó.

Em sua fala Buligon enalteceu a preocupação com o aumento significativo do número de casos em Santa Catarina, e nos estados do sul e pontuou as medidas restritivas em vigor e a importância destas para frear a contaminação. O prefeito destacou que precisa da compreensão de todos quanto a gravidade do cenário, e comentou que estudos apontam que teremos pela frente, até pelo menos o dia 31 de agosto, números altos, e disse que até lá será preciso tomar todas as medidas possíveis para frear a disseminação do vírus. “Precisamos evitar o acúmulo das pessoas. Todo mundo sabe que o vírus só passa de uma pessoa para outra, portanto temos que manter a distância. Estamos passando por um momento de pico, e os números técnicos dão conta que teremos números críticos nesse próximo mês,” lamentou.

Buligon ainda comentou que a ocupação do Hospital está em níveis altos por outros casos clínicos, e pediu a todos que não precisarem se deslocar que evitem, seja pelo risco de contágio ou ainda por risco de acidentes. Salientou que a medicação está escasseando, haja vista a procura em todo o mundo e disse que todas as suas equipes e a administração estão trabalhando para que todos tenham o melhor atendimento possível.

A Doutora Aldarice atualizou que nesta quarta foram confirmados 3.700 casos, destes 3.192 já estão recuperados e 495 ainda com a doença ativa no organismo. Dez destes estão internados em enfermaria e 16 em UTI. Os óbitos até agora são 13.

Desde o início da pandemia foram monitorados 8.709 pessoas que apresentaram algum sintoma respiratório, dos quais 4.098 casos foram descartados. O número de casos suspeitos saltou para 913 nesta quarta-feira e a taxa de ocupação da enfermaria está em 38% e da UTI em 39%.

Dos residentes em outros municípios internados em Chapecó, foram contabilizados 15 casos confirmados, com 9 óbitos, 3 pacientes internados em enfermaria e 3 em UTI.

O Ambulatório de Campanha do Centro já efetuou 4.182 atendimentos e na Efapi 4.402. O serviço de Escuta e acolhimento prestou 1.364 atendimentos e a Triagem médica recebeu 9.330 ligações.

O Disque denúncia atendeu até agora 869 denúncias que resultaram na aplicação de 75 multas, sendo 14 por não uso da máscara, 27 por aglomeração e 34 por quebra de isolamento social.

No encerramento Buligon enalteceu baixa letalidade em Chapecó e agradeceu a todos os profissionais de saúde que não estão, segundo ele, medindo esforços no tratamento e cuidado com os pacientes. Citou que se sentiu emocionado em ver uma senhora que depois de 55 dias conseguiu deixar a UTI e sua recuperação foi comemorada por todos àqueles que prestaram atendimento a ela.

🤔O que você fez nos últimos 55 dias?Usou máscara? Passou álcool em gel? Evitou aglomerações? A Dona Nelci passou 55 dias internada na UTI no Hospital Regional, com Covid-19. Hoje ela teve alta e pode voltar para casa, junto de sua família.‼ Por isso, faça uma análise das suas atitudes. A luta contra o coronavírus só é possível com a ajuda de todos. 💚#chapecó #covid19 #coronavíruschapecó #santacatarina #saúde #ficaemcasa

Publicado por Prefeitura de Chapeco (Oficial) em Quarta-feira, 22 de julho de 2020

 

“Estamos todos juntos, dedicados a combater o Coronavírus e por isso pedimos a ajuda de todos. Não vamos nos deixar levar por teses pessimistas, por questões políticas, vamos nos manter firmes, com fé em Deus e nos cuidando para que juntos possamos vencer esse inimigo comum que temos,” encerrou.

Coletiva de imprensa 22/07/2020

🔴 Coletiva de imprensa nesta quarta-feira (22) com as últimas informações sobre o coronavírus.Participam da coletiva o Prefeito Luciano Buligon e representantes da Secretaria de Saúde.A transmissão conta com o apoio da interprete de libras.#chapecó #coronavírus #saúde #coronavíruschapecó #prevenção

Publicado por Prefeitura de Chapeco (Oficial) em Quarta-feira, 22 de julho de 2020