Por: Jornal Sul Brasil | 03/10/2020

Novamente Chapecó apresenta dados positivos na geração de empregos em 2020. O comportamento do mercado de trabalho formal do Município de janeiro a agosto mostra que o nosso saldo de empregos está acima dos índices do Estado e do Brasil, com base números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério da Economia.

Entre as cidades que mais criaram vagas de trabalho nos primeiros oito meses do ano, Chapecó aparece em 5º lugar no País*, com 27.152 admissões, 24.670 demissões e um saldo acumulado de 2.482 vagas. No comparativo com outras cidades em Santa Cataria, o Município novamente aparece em 1º lugar no Estado com um ótimo desempenho à frente das demais cidades.

Os setores que mantiveram o maior número de empregados no período (janeiro a agosto) foram a Indústria de Transformação que obteve um saldo de 3.464 vagas de emprego mantidas, seguido da Construção Civil com 150 vagas de salto positivo e o setor Agropecuário com 58 vagas de saldo positivo.

Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Arthur Badalotti Smaniotto, um dos pontos que mais chamaram a atenção nos dados do Caged, foi a recuperação do setor de serviços no mês de agosto. “O setor vinha com dados negativo desde o mês de abril, devido aos reflexos da pandemia do Coronavírus. O mês de agosto demonstrou a retomada com saldo positivo de mais de 190 empregos. A expectativa agora é que este número continue crescendo até o fim do ano”, explica o Secretário.