Por: Jornal Sul Brasil | 1 mês atrás

Um novo decreto que será publicado e portanto terá validade a partir do sábado dia 22, orienta sobre as normas para a  retomada das atividades esportivas amadoras em espaços privados e das práticas esportivas amadoras individuais em estabelecimento público no âmbito municipal.

O novo texto decreta a retomada de práticas esportivas amadoras seguindo a determinação de fornecer álcool gel 70% na entrada e saída do estabelecimento ou local de circulação das pessoas, torna obrigatória a aferição da temperatura, recomendado o uso de máscara para os praticantes do esporte e obrigatório para aqueles que trabalham em caso de local privado. Cada praticante deve possuir seu próprio recipiente de água, sendo vedado o uso de bebedouros com jato direcionado.

O estabelecimento deve respeitar o horário de funcionamento de segunda a sexta-feira das 18 ás 23 horas e aos sábados das 8 ás 20 horas. Os jogos realizados devem ter duração máxima de uma hora, com intervalo mínimo obrigatório de 30 minutos entre os jogos a fim de que as  áreas coletivas equipamentos e acessórios sejam limpos e higienizados para a próxima partida bem como evitar o cruzamento de pessoas.

As praticas esportivas contempladas por este decreto devem ser realizadas por pessoas que tenham idade superior a 12 anos. A presença de torcida e ou espectadores durante as partidas permanece suspensa.  Os materiais, acessórios, e equipamentos de uso individual ou coletivo devem ser higienizados regulamente.

A norma orienta ainda que o local disponha de cartazes informativos,  os vestiários e lavatórios devem ser utilizados de forma limitada a fim de evitar aglomeração de pessoas. O chuveiro deve ser de box individualizado, as áreas de churrasqueira e lazer devem permanecer fechadas.

Os restaurantes, bares e similares que desempenham suas vendas em conjunto, devem suspender qualquer tipo de consumo de alimentos e bebidas no local, sendo permitida a permitida de entrega ou pedidos com retirada no local.  Deverá ser  disponibilizado álcool gel e determinado o distanciamento obrigatório.

Com o decreto ficam autorizadas as práticas esportivas individuais em parques públicos sendo permitidas todas as modalidades com dinâmicas individuais de caráter amador mediante a observação das normas sanitárias e orientações das autoridades de saúde.

Também fica autorizada a prática de atividade esportiva de recreação e lazer caracterizadas como exploração de jogos eletrônicos recreativos em espaços privados mediante a observância das normas sanitárias.

Toda pessoa que apresentar sintomas da Covid-19 não deve participar de qualquer prática. Os estabelecimentos interditados ficarão fechados no mínimo por 7 dias mesmo que cumpram as normas.

O decreto ainda pontua que permanece proibida a prática esportiva coletiva amadora em locais públicos. O decreto poderá ser revogado em caso de necessidade.

Veja o decreto na íntegra

d39313