Por: Jornal Sul Brasil | 14/02/2021

A Administração Municipal de Chapecó fará um “drive thru” de testagem contra a Covid-19, a partir das 8h de terça-feira, dia 16, no Pavilhão 4 do Parque de Exposições Tancredo Neves, no bairro Efapi. A medida foi anunciada durante uma transmissão em rede social da Prefeitura, realizada pelo prefeito João Rodrigues, acompanhado do diretor técnico da Secretaria da Saúde, João Lenz, e pela secretária de Educação, Astrit Tozzo.

“Queremos testar 20 mil pessoas em Chapecó, no Pavilhão da Efapi. A Prefeitura está adquirindo testes rápidos para identificarmos onde está o vírus e podermos o quanto antes evitar a transmissão para mais pessoas”, disse o prefeito.

O teste é do tipo swab nasal, que consiste num cotonete colocado na região nasal. A Secretaria de Saúde informa que somente será feito com pessoas que tenham mais de um sintoma de Covid, como tosse, dor de cabeça e falta de paladar. Haverá uma triagem para ver quem se encaixa nos critérios para fazer teste.

O diretor técnico João Lenz anunciou ações para dar conta do aumento de atendimentos nos ambulatórios, o que acabou gerando filas. Os atendimentos passaram de 250 por dia para 650 neste mês, ultrapassando 800 em alguns dias.

“Nós vamos ampliar o atendimento nos Ambulatórios de Campanha da Efapi e do Ivo Silveira e também abrir o turno da tarde das outras unidades de saúde, exclusivamente para atendimentos respiratórios”, informou o diretor, que é médico da Secretaria de Saúde de Chapecó.