Por: Jornal Sul Brasil | 21/07/2020

­­­A Administração Municipal entregou nesta terça-feira a ordem de serviço para o início dos trabalhos de revitalização e duplicação de via da Rua Borges de Medeiros. Ao todo serão 781 metros recuperados, compreendendo o trecho entre a Avenida São Pedro e a Rua João Zani.

A Rua Borges de Medeiros é uma importante via coletora da cidade, isso significa que ela conecta vias de trânsito rápido como é o caso da Avenida São Pedro e Ruas Uruguai e Condá. A revitalização traz uma melhora significativa na mobilidade dos pedestres e motoristas da Região Leste da cidade, principalmente dos Bairros Centro, Maria Goretti, Presidente Médici e Passo dos Fortes.

 

A obra compreende as seguintes etapas:

  • Serviços de drenagem pluvial;
  • Alargamento de via;
  • Remendos profundos;
  • Pavimentação asfáltica;
  • Sinalização viária;
  • Passeio público;

 

O investimento previsto na obra de recuperação e duplicação da Rua Borges de Medeiros é de R$ 1.719.351,88. A fonte dos recursos é o FINISA – Financiamento à Infraestrutura e Saneamento, da Caixa Econômica Federal. A empresa responsável pela obra, vencedora do processo licitatório, é a Concisa Pavimentação e Terraplanagem Ltda. e o prazo de execução é de 150 dias.

 

Obras de drenagem pluvial

Nesta mesma região, a Administração Municipal realiza a obra de drenagem pluvial que vai resolver um problema antigo e corriqueiro de alagamentos na rua Marechal Deodoro, na quadra entre as ruas Condá e Borges de Medeiros. Esses Serviços de Drenagem Pluvial estão contemplados no pacote de obras do Programa Mãos à Obra e no momento pouco mais de 50% dos trabalhos já foram concluídos.

A Rede de Drenagem conta com a implantação de 405 metros de tubos de 1,20 metros de diâmetro cada, mais bocas de lobo. A obra também contempla a restauração do pavimento na vala de drenagem, compreendendo 1.215 m2. “O projeto foi concluído com a devida licença ambiental. A execução da obra vai receber investimentos de R$ 518 mil, recursos da CAIXA, por meio do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento)”, informou o Secretário de Desenvolvimento Urbano, Américo Nascimento Júnior.

A empresa responsável pela obra, vencedora do processo licitatório, é a Planaterra Terraplenagem e Pavimentação.