Por: Jornal Sul Brasil | 15/07/2020

Chapecó confirmou nesta quarta-feira dia 15, um total de 3.389 casos de Coronavírus destes, 2.954 já estão recuperados e 424 com a doença ativa no organismo. Destes, 9 estão internados em enfermaria e 16 em UTI e 399 cumprindo isolamento domiciliar.

Os casos suspeitos são 466, com 8 internados em enfermaria, um em UTI e um óbito suspeito. Até agora foram descartados 3.761 casos. A ocupação da enfermaria está em 35% e da UTI em 36%.

Dos residentes em outros municípios internados em Chapecó são 16 casos confirmados, com seis óbitos, cinco internados em enfermaria e 5 em UTI. Os casos suspeitos são dois, ambos internados em enfermaria.

Desde o início da pandemia, o Ambulatório de Campanha do Centro atendeu 3.589 pessoas e no da Efapi foram feitos 3.630 atendimentos. O serviço de escuta e acolhimento recebeu 1.269 telefonemas e a Triagem Médica atendeu 8.673 ligações.

A diretora técnica da secretaria de Saúde Aldarice Pereira da Fonseca enalteceu ainda que já foram aplicadas 75 multas, 14 por não uso ou uso incorreto da máscara, 27 por aglomerações e 34 por quebra do isolamento domiciliar. Até agora foram feitas 850 vistorias.

Em sua fala o Prefeito Luciano Buligon lembrou que apesar os índices de ocupação dos leitos exclusivos para Covid-19 estarem em níveis aceitáveis, o Hospital Regional do Oeste está com uma taxa alta de ocupação, e pediu que as pessoas tomem todos os cuidados para evitarem o contágio. Lembrou a importância do uso da máscara e de se evitar aglomerações, e de cada um fazer o papel de fiscalizar e denunciar ações que vão contra os decretos já determinados.

O Biólogo da secretaria de saúde Dr. Junir Lutinski participou da coletiva para apresentar os dados referentes a uma pesquisa que indicou que 5.119 chapecoenses já tiveram contato com o Coronavírus. O objetivo da pesquisa era descobrir a porcentagem da população chapecoense que já tem anticorpos contra o vírus.

O trabalho foi realizado pela Secretaria de Saúde de Chapecó em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). A amostra foi calculada de acordo com a estimativa populacional para 2020, com base no último censo municipal do IBGE, com distribuição nos 26 Centros de Saúde da Família (CSF) do município. Foi utilizado o aplicativo EpInfo, adotado 95% de confiabilidade, margem de erro de 5% e maior cenário de heterogeneidade, levando em conta a proporcionalidade quanto ao sexo e faixas etárias. Foi calculada uma amostra de 385 participantes. Foram testadas 391 pessoas neste evento de testagem. Ao todo, nove pessoas apresentaram teste positivo para a Covid-19 e 382 testaram negativo.

O estudo compreende seis etapas. A primeira etapa foi finalizada no dia 8 de julho de 2020, usando os dois Ambulatórios de Campanha de Chapecó para onde os participantes sorteados foram direcionados para a testagem. A amostra contemplou pessoas de todos os territórios do município. Verificou-se uma taxa global de soroprevalência de 2,30%, indicando, com base na população chapecoense, um total de 5.119 pessoas que já tiveram contato com a vírus. Considerando-se a margem de erro de 5%, o número de pessoas prevalentes pode variar entre 4863 e 5375. A soroprevalência está concentrada nas faixas etárias entre 15 e 59 anos. A maior incidência foi verificada na faixa etária entre 50 e 59 anos.

 

Coletiva de imprensa 15/07/2020

🔴 Coletiva de imprensa nesta quarta-feira (15) com as últimas informações sobre o coronavírus.Participam da coletiva o Prefeito Luciano Buligon e representantes da Secretaria de Saúde.A transmissão conta com o apoio da interprete de libras.#chapecó #coronavírus #saúde #coronavíruschapecó #prevenção

Publicado por Prefeitura de Chapeco (Oficial) em Quarta-feira, 15 de julho de 2020