Por: Jornal Sul Brasil | 24/03/2020

O Outono que iniciou no dia 20 de março não deve ser uma estação muito chuvosa de acordo com a Epagri. A região Oeste já enfrenta problemas com a falta de chuvas e conforme a previsão a condição deve continuar preocupante no período.

De acordo com a Epagri no trimestre a chuva deverá ficar próxima a abaixo da média climatológica em SC. A chuva segue mal distribuída com pontuais que poderão superar a média.

Em março os temporais ainda ocorrem com frequência e muitas vezes a chuva vem acompanhada de forte atividade elétrica (raios), granizo e ventania em períodos curtos.

A partir da segunda quinzena, as frentes frias chegam com mais frequência ao Sul do Brasil sendo responsáveis pela maior parte da chuva em Santa Catarina, com média mensal variando de 100 a 130 mm do Oeste ao Planalto e variando de 150 a 210 mm no Litoral do Estado. Em abril e maio, a chuva diminui ainda mais e a média mensal fica em torno de 100 a 170 mm, no Estado.

No trimestre a temperatura estará próxima a acima da média climatológica em SC. No fim do verão e o início de outono massas de ar quente proporcionarão dias consecutivos com temperatura elevada, quentes e úmidos, típicos da época do ano em SC. No fim de março e em abril chegam às primeiras massas de ar frio, com temperatura baixa, formação de geada e nevoeiros em algumas localidades do Estado, sobretudo no Planalto Sul. Em maio as massas de ar frio são mais intensas, com temperatura mais baixa e a formação de geada mais ampla, atingindo mais regiões do Estado. Dias consecutivos com temperatura elevada (acima de 30ºC) podem ocorrer no outono, especialmente no mês de maio, caracterizando os veranicos. Ressalta-se que no outono ocorrem com frequência dias com maior amplitude térmica (diferença entre as temperaturas mínima e máxima do dia).

Próximos dias

Para esta quarta-feira a previsão do tempo indica que o tempo seguirá seco no Oeste, sem chances de chuva para a região com a umidade do ar muito baixa com valores de 20 a 40% a tarde.

Fruto de um sistema de alta pressão a massa de ar seco seque influenciando o clima no Estado, a quinta e sexta serão de tempo ensolarado com poucas nuvens e calor acima dos 30 graus.

No sábado aumentam a condição de chuva e trovoadas isoladas e existe a possibilidade de chuva  mas com baixo volume.

Nos dias 29/03 a 01/04, a previsão é de tempo mais intável com nebulosidade variável e condição de chuva mal distribuída, com valores pouco significativos em SC, associadas ao aquecimento e áreas de baixa pressão no Sul do Brasil. No dia 02/04, uma frente fria deve passar pelo estado, provocando chuva mais volumosa, especialmente no Planalto Sul e Litoral. Depois disso, uma massa de ar seco deixa o tempo firme com sol e algumas nuvens em todas as regiões de SC.