Por: Jornal Sul Brasil | 1 mês atrás

Os últimos dias de inverno serão marcados por temperatura mais baixa em Santa Catarina. Neste sábado dia 19, uma nova frente fria deve passar pelo Estado, provocando variação de nuvens e chuva isolada à tarde e à noite, especialmente no Litoral e no Vale do Itajaí. “Apesar de o sistema frontal ser de fraca intensidade, a massa de ar frio que o acompanha é mais intensa e provoca declínio acentuado da temperatura em todo o Estado”, explica Gilsânia Cruz, meteorologista da Epagri/Ciram.

Para o início da próxima semana (20 a 22), a previsão é de tempo firme e frio com sol em todas as regiões e condição de geada nas áreas altas (acima de 700/800m) no Planalto Sul.

Primavera com influência do La Niña

A primavera começa oficialmente pelo calendário astronômico na próxima terça-feira dia 22, às 10h31. É quando ocorre o equinócio de primavera no Hemisfério Sul: o dia e a noite têm a mesma duração de horas, pois os dois hemisférios da Terra encontram-se igualmente iluminados pelo sol. Depois disso, os dias começam a ser mais longos do que as noites. A partir do dia 23, a temperatura volta a subir em Santa Catarina.

A primavera é uma das estações mais chuvosas do ano. No entanto, em 2020 a previsão é de chuva próxima a abaixo da média climatológica para o trimestre setembro-outubro-novembro em Santa Catarina. “Nesses meses, a chuva deve ocorrer com irregularidade no tempo e no espaço, com possibilidade de dias consecutivos sem precipitação, devido à configuração do fenômeno La Niña. Com relação à temperatura, espera-se uma primavera mais quente do que o normal”, resume Marcelo Martins, meteorologista da Epagri/Ciram. Essa previsão climática será atualizada até o fim do mês de setembro.

Os meteorologistas lembram que na primavera são comuns os temporais com granizo e ventania e, por vezes, acumulados significativos de chuva em curto espaço de tempo. Por isso, a Epagri/Ciram recomenda o acompanhamento diário das informações disponibilizadas no site.