Por: Jornal Sul Brasil | 12/05/2020

A Prefeitura Municipal de Xaxim por meio da Secretaria de Saúde informou em nota que o recente óbito de uma senhora de 76 anos ocorrido no Hospital Regional Oeste em Chapecó está sob investigação para atestar ou não a morte por Coronavírus.  De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Elizete de Souza, consta no atestado de óbito, morte por pneumonia e que agora o caso será investigado se houve complicação por causa do vírus. “Agora haverá uma investigação pelo Hospital Regional Oeste e Governo do Estado para certificar se o óbito teve também relação com o Coronavírus já que a paciente havia passado o ciclo da doença”, explica.

A vítima havia sido internada após sofrer um AVC – Acidente Vascular Cerebral no dia 10 de abril. No dia 15 de abril foi coletado material para exame do Covid-19 e o resultado positivo foi confirmado no dia 19 de abril. Até então ela estava internada no Hospital Regional Oeste de Chapecó. Por questões de segurança foi adotado o protocolo de sepultamento como caso de Covid-19.

O secretário de Saúde, Isac Casagrande, ressalta que o município está focado em ações de prevenção, mas que é preciso o apoio de toda a população. “A população de Xaxim não deve esperar apenas respostas do poder público, é imprescindível que cada um faça a sua parte na prevenção. O vírus não escolhe idade, sexo, cor ou classe social, todos estamos sujeitos a pegar Covid-19, então fica meu apelo para que todos sigam as regras estabelecidas de saúde, uso de máscaras, distanciamento social e evitar aglomerações”, finaliza.

Em Chapecó quatro pacientes de outros municípios com casos confirmados de Covid-19 estão internados no HRO. Destes um em enfermaria e três em UTI. Outros dois pacientes com casos suspeitos estão internados em enfermaria.