Por: Jornal Sul Brasil | 11/07/2019

Para cumprir com a importante missão de abrigar e nutrir o feto, a gestação envolve diversas alterações no organismo materno e, portanto, o cuidado especial é fundamental nessa fase. Com o objetivo de orientar e auxiliar as futuras mamães a adotarem medidas para melhorar a qualidade de vida e preparar-se para o parto e nascimento, a Unimed Chapecó, por meio do Programa de Medicina Preventiva (Univida), oferece constantemente cursos para gestantes.

A iniciativa, que é um sucesso na cooperativa médica, agora ganha uma dimensão ainda maior com a concretização de uma parceria com a Cooperativa Central Aurora Alimentos. Dessa forma, as mulheres grávidas que trabalham na agroindústria têm a oportunidade de participar de um grupo de gestantes que visa acompanhá-las com informações e orientações para sua saúde e do bebê, além da integridade física, mental e emocional.

“O curso de gestantes foi uma das ações planejadas e visa preparar a mulher para o parto. Queremos melhorar os índices de parto normal, reduzir complicações peri-partos e neonatais, além de orientar para uma gestação saudável”, afirmou em um dos encontros o médico clínico geral e responsável pelo Univida, Dr. Edson Stakonski.

A enfermeira corporativa da Aurora Alimentos, Francieli Perusso, complementou que este é um projeto que vinha sendo discutido há algum tempo e faz parte de um objetivo maior que é a saúde integral do trabalhador. “Nesse caso, o foco é promover a saúde da gestante. Além do curso com uma equipe multiprofissional, temos encontros mensais com educador físico e fisioterapeuta que orientarão sobre os cuidados na preparação para o parto, seja ele normal ou cesárea, além de acompanhamento de profissionais da enfermagem”.

Curso visa promover a saúde das gestantes trabalhadoras da Aurora Alimentos (Foto: Assessoria)