Por: Jornal Sul Brasil | 27/08/2020

O BRDE e o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) fecharam uma parceria importante para o desenvolvimento sustentável dos três estados do Sul do país nesta quinta-feira, 27. Foi assinado contrato que irá disponibilizar U$ 70 milhões, cerca de R$ 392 milhões, para financiar projetos em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

A assinatura foi celebrada de forma virtual e reuniu o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite e o vice-governador do Paraná, Darci Piana; além do vice-presidente do setor privado do CAF, Jorge Abache e diretoria do BRDE. O chefe interino da Casa Civil, Juliano Chiodelli, representou o governador Carlos Moisés no ato.

“A intenção é fomentar iniciativas para melhoria da qualidade de vida e do desenvolvimento sustentável, com investimento em um ponto forte da economia catarinense, que são os micro e pequenos empresários”, afirmou Chiodelli.

Esta é a primeira parceria estabelecida entre as duas instituições financeiras. “O contrato confirma a capacidade técnica do BRDE, que foi buscar recursos internacionais para financiar nosso setor produtivo. São aproximadamente R$ 130 milhões para Santa Catarina que, tenho certeza, vão impactar muito positivamente a economia do nosso estado neste momento de retomada econômica”, argumenta o diretor financeiro do BRDE, Marcelo Haendchen Dutra.

A nova linha de crédito contemplará investimentos em inovação, microcrédito, inclusão financeira, infraestrutura econômica e social, eficiência energética, energias renováveis e agronegócio, entre outras, com ênfase para micro, pequenas e médias empresas, produtores rurais, cooperativas e municípios dos três estados.

*Com informações da assessoria de imprensa do BRDE