Por: Jornal Sul Brasil | 07/05/2020

Os artistas e grupos culturais de Chapecó participarão de um levantamento de informações e dados. O objetivo da pesquisa, realizada pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Cultura é ter conhecimento dos impactos provocados pelo Covid-19 na classe artístico cultural, através do levantamento de dados para estudar os impactos sociais e econômicos que a Pandemia/Covid-19 causou e causará no setor cultura chapecoense.

O setor cultural foi diretamente afetado pelas paralisações e medidas de isolamento adotadas em função da Pandemia. Com isso, todas as pessoas envolvidas na criação, produção, divulgação e organização de eventos e produções culturais foram afetadas socioeconomicamente. De acordo com o Secretário de Cultura de Chapecó, Nemésio Carlos da Silva, essa pesquisa foi gerada com o intuito de conhecer e entender quem são as pessoas e qual a abrangência desses impactos.

Nemésio ressalta que essa pesquisa pode ser respondida por todos aqueles que atuam diretamente no setor cultural: produtores culturais, artistas de todas as áreas culturais, professores da área cultural, empresas do ramo artístico-cultural e profissionais formais e informais da área. Não são envolvidos nessa pesquisa: empresários das áreas de hotelaria, casas de shows e eventos, empresas de eventos, restaurantes e afins. “Todos os dados que estão sendo coletados terão o seu anonimato resguardado e serão utilizados apenas para análise e transformação em indicadores do setor”, explicou.

Nemésio destaca que as informações são importantes para ter uma base de dados para nortear o futuro do setor cultural, ações e políticas públicas culturais. Para responder a pesquisa acesse.