Por: Jornal Sul Brasil | 17/04/2020

A Polícia Civil, pela Central de Plantão Policial de Fronteira de Chapecó/SC, lavrou procedimento flagrancial em desfavor de indivíduo identificado como suposto autor de estelionato, na modalidade tentada, na tarde desta quinta-feira,  dia 16. Após comunicação de um estabelecimento vítima, o qual logrou êxito em reter o envolvido no local, a Polícia Militar realizou a respectiva captura, conduzindo o citado à unidade policial.
Segundo o apurado, o investigado buscava estabelecimentos em momento de grande movimentação de pessoas, alegando estar com muita pressa, e utilizava a modalidade de pagamento via cartão de crédito/débito, pelo que, no momento do pagamento da transação, imprimia recibo de transação não autorizada, no qual constavam os valores respectivos, entretanto, não compensados, os quais eram entregues ao funcionário, induzido em erro. Assim, o investigado conseguia obter as mercadorias almejadas sem efetuar o pagamento, deixando os estabelecimentos no prejuízo.
Considerando o modus operandi e as características do investigado, restou possível a identificação de muitos outros estabelecimentos comerciais ofendidos, pelo que não apenas realizada a lavratura do procedimento flagrancial, mas prosseguido com a investigação de pelo menos outros dez possíveis crimes.
O procedimento foi encaminhado para apreciação do Poder Judiciário, bem como, às unidades policiais com atribuição na Comarca de Chapecó/SC, visando o prosseguimento das investigações.
A Polícia Civil ressalta a necessidade e importância de manter elevado cuidado durante transações comerciais, especialmente via meios eletrônicos, fato que tem recebido atenção de criminosos pela sua ampliação progressiva, possibilitando um novo nicho ganhos ilícitos.