Por: Jornal Sul Brasil | 28/07/2020

Com a nova configuração no cenário social e a necessidade de isolamento devido a pandemia Covid-19, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Educação preocupada em atender as necessidades reais dos professores no que tange às formações e ao suporte de conhecimentos tecnológicos para que consigam acompanhar esta nova forma de atuação online, buscou parcerias para capacitar seus professores ao uso de tais tecnologias. Muitas foram as profissões que tiveram que se readaptar, e para os professores, o que antes era essencialmente presencial, agora se tornou necessariamente virtual. Surgindo então a necessidade de auxiliar os professores a dominar tais recursos e facilitar assim o planejamento e a apresentação das aulas online.

Já faz parte da programação da Rede Municipal de Ensino a oferta de formação continuada para que os professores possam ampliar seus conhecimentos a cerca dos saberes pedagógicos e das práticas de ensino. Em uma parceria com a Unochapecó, acadêmicos da área de tecnologias estão proporcionando conhecimentos específicos para o uso de tais ferramentas. A formação tem intuito de auxiliar os professores a aprimorar os conhecimentos para que possam ministrar as aulas remotas. A participação e o interesse dos professores foram fundamentais para elencar os conhecimentos a serem ministrados nas formações, e dentre os assuntos abordados estão, por exemplo, algumas ferramentas do Pacote Office, tais como: Excel, Word e Power Point, e também alguns softwares para gerenciar arquivos, como PDF, DOCX, entre outros formatos. Tudo para que os professores possam utilizar as tecnologias em benefício do ensino.

Para a Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera instrumentalizar os professores é importante. “Pois proporciona mais segurança para que possam atuar neste momento utilizando seus saberes pedagógicos aliados as tecnologias de ensino remoto, o que é uma necessidade primordial neste momento”, explicou.

O projeto atende mais de 1,9 mil professores da rede Municipal

O projeto de extensão da Unochapecó chamado de Inclusão Digital Comunitária, por meio dos estudantes bolsistas dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, é uma parceria que já existia com a rede municipal e acontecia de forma presencial nas escolas, sempre direcionada aos alunos de 8º e 9º ano do ensino fundamental. Já neste formato, além de capacitar os professores, ainda é possível esclarecer questionamentos sobre o uso das ferramentas para que eles possam assim, de maneira mais segura ministrar as aulas de forma remota para seus alunos. Vale ressaltar que um dos acadêmicos que participa do projeto, fez um canal no youtube, onde os professores podem estar revendo os vídeos das aulas anteriores.