Por: Jornal Sul Brasil | 07/07/2020

O projeto Chef´s da Estrada irá rodar 40 pontos de concentração e paradas de caminhoneiros nas regiões Sul e Sudeste do país durante os meses de julho e agosto deste ano, servindo cerca de 50 refeições por parada no horário do almoço, das 11h30 às 14h. Sua estreia ocorre nesta quarta-feira, dia 8 de julho, em Chapecó (SC), na Fábrica Aurora.

Responsáveis pelo abastecimento de hospitais, escolas, supermercados, empresas, indústrias e até os hospitais de campanha, os caminhoneiros serão prestigiados pelo cardápio preparado especialmente pelo chef Marcos Baldassari, apresentador do programa Cozinha Amiga (TV Gazeta) e um dos nove finalistas do MasterChef Brasil 2015.

Além dos pratos, o projeto inédito também inclui desinfecção do veículo do participante da ação, distribuição de máscaras e álcool em gel 70% e orientações e mensagens de apoio ao trabalho que vem sendo desenvolvido.

“Escolhemos Chapecó para dar início a esse grande programa de incentivo e gratidão aos profissionais do transporte, pois a cidade e a região do oeste catarinense são o berço de milhares de caminhoneiros que conectam a produção da região ao Brasil e ao mundo através de seu importante centro produtor de proteína animal e industrial, berço de grandes empresas de alimentícios industrializados e, claro, cidade sede da matriz de um de nossos grandes incentivadores, a Cooperativa Aurora. Será um grande início”, afirma Walter Cavalheiro, idealizador do Chef´s da Estrada, projeto que tem parceiros da iniciativa privada como Aurora, Truckvan e Desinfecta Express.

Além de Chapecó, ainda na região Sul, o projeto atenderá caminhoneiros em pontos catarinenses nas cidades de Itajaí e Tubarão, em pontos gaúchos nas cidades de Porto Alegre, Uruguaiana e Torres e em pontos paranaenses, nas cidades de Paranaguá, Pinhais e Campina Grande do Sul.

No estado de São Paulo, a iniciativa passará por sete cidades: pela capital, Guarulhos, São Bernardo do Campo, Santos, Pariquera-Açu, Arujá e Campinas. Em Minas Gerais, as paradas acontecerão em Muriaé, Governador Valadares, Ipatinga, Belo Horizonte, Pouso Alegre, Oliveira e Extrema. O projeto também seguirá para a cidade do Rio de Janeiro.

O chef Marcos Baldassari, apaixonado pela gastronomia desde a infância e proprietário de uma hamburgueria (MB Burger) e de uma empresa especializada em serviço de buffet, conta como foi a escolha dos pratos: “A inspiração veio das comidas típicas brasileiras, que remetem à casa e ao lar, pois a carga horária destes profissionais é intensa e eles precisam de energia para a jornada diária. Sentiremos na pele o que é estar todo dia na estrada, assim como os caminhoneiros, e a nossa dedicação será grande para servir uma comida de excelência a esses guerreiros”, comenta Baldassari.

“A estes profissionais, os caminhoneiros, nós vamos estender o tapete vermelho, prestando nossa homenagem em nome de toda a população. Vamos servir uma refeição quentinha, prestar serviços e deixar a nossa gratidão”, explica Walter Cavalheiro Filho, idealizador do projeto que tem parceiros da iniciativa privada como Aurora, Truckvan e Desinfecta Express.

“Essa é uma união para ganharmos mais força e a Aurora Alimentos como cooperativa entende bem como é isso. Apoiar quem precisa, ajudar a garantir mais segurança e homenagear o trabalho desses profissionais que não pararam e continuam trabalhando firmemente na estrada, para garantir o abastecimento de milhões de famílias brasileiras. Ficamos honrados em poder contribuir com esse projeto”, afirma o diretor Leomar Luiz Somensi.

Alcides Braga, presidente da Truckvan, fornecedora do Food Truck Chef´s da Estrada, ressalta a importância de fazer parte deste projeto de valorização aos caminhoneiros. “Profissionais tão essenciais para economia do nosso país e que estão se mostrando grandes guerreiros neste momento de pandemia”.

A ação de desinfecção vai levar mais segurança aos caminhoneiros, o trabalho será desenvolvido pela Desinfecta Express, empresa que nasceu para proteger as pessoas dentro deste período difícil da pandemia. “Nada mais justo que a Desinfecta Express levar aos profissionais da estrada uma atividade de proteção às cabines de seus caminhões. Afinal eles nos protegeram do desabastecimento, e agora é nossa vez de retribuir com muito carinho a eles, grandes profissionais da estrada”, afirma Soraia Carrasco, representante de vendas da Desinfecta Express.

A estrutura do projeto é formada por food truck para base da cozinha do chef, trailer dormitório para a equipe, veículo contendo materiais de prevenção à saúde que serão distribuídos, e pelos profissionais (chef e assistente de cozinha, produtor e assistente de produção e prestadores de serviço de desinfecção dos caminhões).