Por: Jornal Sul Brasil | 02/10/2020

Incentivar a leitura e momentos ricos em afetividade, interação, criatividade e imaginação mesmo à distância, além de desenvolver o gosto pela leitura, a ampliação do vocabulário, a melhoria na comunicação, expressão e escrita.

O Projeto foi desenvolvido pelo Centro de Educação Infantil Proteção do Bairro Vila Real, com todas as turmas da escola, denominado Pássaro tem asas! Pessoas tem livros! Vamos Voar?. Aproveitou-se o período em que todos os professores e alunos estão fora da escola para que se mantivessem atualizados e, com isso, dar sequência ao grupo de estudos realizado durante o ano letivo, fortalecendo o vínculo e o hábito de estudar constantemente.

Para iniciar as atividades foram selecionados vários livros, para os diferentes níveis de desenvolvimento das crianças e professores. Convidamos, por meio dos grupos de WhatsApp, para que, de maneira segura, buscassem os mesmos no Ceim. Posteriormente foi solicitado às famílias que organizassem a leitura com seu (sua) filho(a), fortalecendo os vínculos afetivos. Depois, que enviassem fotos, vídeos ou relatos desses momentos.

Para os professores, foi sugerida a socialização virtual das leituras: um capítulo, uma atividade, uma impressão, um sentimento. Também for formado um grupo de troca de livros, com a possibilidade de variar os temas. O projeto encerra-se em dezembro.

A gestora do Ceim, Luciane de Quadros, reforça que o “hábito de ler enriquece o vocabulário, aprimora a escrita, auxilia o raciocínio e melhora a comunicação. Seja por prazer, seja para estudar ou para se informar, a leitura é um ato de grande importância para a aprendizagem do ser humano. Neste momento em que muita informação chega até nós, é importante saber interpretar o que se lê, e para as crianças, é um momento de viajar pelo mundo da imaginação, por lugares antes inabitados, um momento de trocar ideias, fortalecer vínculos e exercitar o diálogo”.