Por: Jornal Sul Brasil | 04/10/2020

Um boletim técnico lançado pela Epagri e disponível para livre download orienta apicultores e técnicos sobre métodos de seleção, produção e introdução de rainhas de abelhas Apis mellifera nas colmeias. A tecnologia de melhoramento genético, resultado de pesquisas da Epagri, torna a apicultura mais sustentável e permite elevar a produtividade de mel em até 200% quando as rainhas são jovens e selecionadas. A Empresa estima que cerca de 3 mil apicultores catarinenses tenham aplicado a tecnologia em 12 mil colmeias no ano passado, gerando incremento de 64t de mel.

Rainhas jovens e selecionadas elevam a produtividade de mel e reduzem a mortalidade na colmeia

“Uma rainha jovem e selecionada geneticamente confere à colônia alta capacidade de crescimento populacional, resistência a pragas e doenças e pouca enxameação, o que se traduz em alta produtividade e resistência das colônias em situações de adversidades que podem levar à mortalidade, especialmente no inverno”, destaca a pesquisadora Tânia Patrícia Schafaschek, da Epagri/Estação Experimental de Videira, autora do boletim.

Sanidade nas colmeias

De acordo com as pesquisas da Epagri, a seleção e substituição de abelhas rainhas é capaz de reduzir o índice de infestação pelo ácaro Varroa destructor de 6% para 1% a 2%. “Essa é uma das práticas recomendadas para manter a sanidade dos apiários, dispensando o uso de produtos para controlar pragas e doenças e garantindo um alimento mais seguro”, destaca Tânia.

A seleção e substituição de abelhas rainhas é uma das práticas recomendadas para manter a sanidade dos apiários

O Boletim Técnico nº 190 – “Seleção e produção de rainhas de abelhas Apis mellifera” apresenta métodos que podem ser aplicados por apicultores em diferentes situações e escalas de produção. A publicação trata sobre o melhoramento genético das abelhas e a substituição periódica de rainhas, além de apresentar três métodos de produção de rainhas: transferência de larvas, nucleação e puxada natural. O leitor encontra o passo a passo para selecionar colônias e rainhas, informações sobre marcação de rainhas, quando fazer a substituição, como introduzir a nova rainha na colônia, cuidados pós introdução e outras dicas.

Para baixar o boletim gratuitamente, clique aqui e digite “Seleção e produção de rainhas” na busca.

Para adquirir a publicação impressa, escreva para demc@epagri.sc.gov.br.