Por: Jornal Sul Brasil | 11/10/2020

Frutas, verduras e legumes possuem nutrientes indispensáveis para o crescimento das crianças. Porém, muitas famílias têm dificuldade em adicionar alimentos saudáveis nas refeições. A aversão aos vegetais é comum na primeira fase da vida. Por isso, apostar em cardápios coloridos pode ser uma excelente alternativa para abrir o apetite dos baixinhos. A nutricionista do Fort Atacadista Chapecó, Letícia Tizziani, separou orientações para preparar um almoço especial em comemoração ao Dia das Crianças, nesta segunda-feira (12).

macarrão é um ótimo aliado no preparo de pratos criativos. Além de prático, apresenta inúmeros benefícios à saúde se consumido moderadamente. Reúne baixas concentrações de sódio, gordura e colesterol. “Esse alimento é essencial para o desenvolvimento. Ele é rico em carboidrato, que é transformado em glicogênio – responsável pelo fornecimento de energia para o organismo, aumentando a disposição das crianças para realizar atividades recreativas e educacionais”, ressalta a nutricionista.

Outro alimento rico em carboidrato é o arrozAlém de entusiasmar na execução das tarefas, ajuda na prevenção do câncer e da Doença de Alzheimer, pois contêm fibras, vitaminas A e C – fundamentais no combate de radicais livres – e nutrientes que estimulam o crescimento de neurotransmissores.  Também melhora a saúde da pele porque têm propriedades anti-inflamatórias, que amenizam irritações e vermelhidão.

 Para tornar o prato colorido e atrativo, aposte nos vegetais. O brócolis é rico em proteínas, possui baixa caloria, ajuda a controlar o açúcar no sangue, contribui no combate ao câncer, além de ser fonte de vitaminas B6, cálcio, potássio e magnésio, que previnem doenças cardíacas. Também contém vitamina K, que melhora as funções cognitivas e cerebrais. “Outros nutrientes importantes são o cálcio e as vitaminas A e C, que auxiliam no desenvolvimento de ossos e dentes”, aponta Letícia.

Já a cenoura é indispensável para melhorar a saúde dos olhos, pois é rica em beta-carotenos, que protegem a visão e ajudam a evitar a degeneração macular e as cataratas. Também são ricas em vitaminas A, C, K, B8, além de ferro, fibras e potássio, fundamentais para prevenir o envelhecimento precoce, proteger contra doenças cardiovasculares, melhorar a digestão e fortalecer o sistema imunológico.

abobrinha italiana se destaca pelos carotenóides, vitamina E, A, C e os diversos minerais como selênio, zinco, cobre e manganês. Também é rica em fibras e potássio, essenciais para evitar a diabetes. O alimento pode substituir os carboidratos das refeições, o que reduz os níveis de açúcar no sangue, além de ajudar na digestão devido o alto teor de água, importante para o intestino.  

tomate não faz parte da família dos vegetais, mas pode ser facilmente adicionado as refeições. A fruta é rica em licopeno, vitaminas A e B, além de fósforo e potássio, nutrientes que melhoram a saúde da pele, dos olhos e dos ossos. Também reduz problemas capilares, pressão arterial e dor crônica, além de melhorar as noites de sono.

As proteínas são fundamentais para completar o cardápio saudável. O frango é uma excelente opção. Também possui vitamina B, que auxilia no funcionamento do estômago, fígado e intestino, além de melhorar a dilatação dos vasos sanguíneos e a respiração.
Também é rico em ferro e em fósforo, que fortalecem o organismo.

“Para as crianças que não comem carne, as refeições podem ser preparadas com grão-de-bico, rico em proteína, carboidratos, fibras e nutrientes. A variedade de grãos, vegetais e frutas, garante uma alimentação saudável e colorida, que desperta atenção. Também é possível apostar em pratos criativos, que lembrem a imagem de personagens Opções especiais para agradar e celebrar a data”, destaca Letícia. 

Celebração

Para comemorar a data, o Fort Atacadista promoverá, nesta segunda-feira (12) duas lives no Instagram (@fortatacadista). A primeira acontecerá às 11 horas e a segunda às 16 horas em parceria com o Núcleo Sem Drama, da Cooperativa Paulista de Teatro. A peça “A Menina que não sabia brincar” narra a história de uma garota solitária, que torna-se amiga de um um pássaro encantado que lhe ensina músicas e brincadeiras de vários lugares do Brasil. A peça é dirigida por Ana Souto e interpretada pelas atrizes Amanda Nascimento, Laura Rodrigues e Denise Magalhães.