Por: Jornal Sul Brasil | 10/10/2020

Representantes da coligação “Chapecó Acima de Tudo” (PSD, PP, PL, PSC, Republicanos, DEM e PROS) estiveram reunidos na tarde deste sábado com a diretoria da Associação dos Surdos de Chapecó. A atual sede está numa área que foi cedida pelo município e conta com quatro salas de aula e 68 alunos.

– Queremos ampliar essa estrutura para oito salas, para oferecer mais cursos, de libras, português, informática, além da construção de um campo, cancha de bocha e ginásio. Atualmente temos cerca de 100 associados mas existem mais de quatrocentos surdos e Chapecó e mais de mil na região. Queremos ter uma estrutura maior para atender mais pessoas e que eles também possam trazer a família – disse Luchese.

Muitas vezes a família também precisa de orientação, segundo o diretor. Também foram tratadas outras demandas como provas em libras e mais intérpretes nos órgãos públicos para facilitar o atendimento dos surdos.

O candidato a vice-prefeito, Itamar Agnoletto (PP), disse que já atuou no legislativo para a aprovação de um convênio com repasse anual de recursos municipais, e que esse valor pode ser ampliado. Já nas demanda das construções o município pode apoiar mas a própria associação terá que fazer a obra, já que o terreno não é próprio e sim foi cedido por um período de dez anos.

– Se formos eleitos vamos estar à disposição para ajudar, dentro do que é possível legalmente, e nos editais vamos chamar vocês para ver qual a melhor forma de contemplar as demandas – disse Itamar.

Luchese agradeceu a presença dos representantes da coligação e lembrou que o candidato a prefeito João Rodrigues (PSD), também já apoiou a associação em outros momentos.