Por: Jornal Sul Brasil | 29/04/2020

Santa Catarina já registrou 1995 pacientes com teste positivo para Covid-19. O dado foi divulgado pelo governador Carlos Moisés em pronunciamento nesta terça-feira, 28. Desde o início da pandemia, 44 óbitos já foram causados pelo coronavírus, número que não se alterou desde o dia anterior.

A partir desta terça-feira, o painel do Governo de Santa Catarina passou a integrar os sistemas do Ministério da Saúde, sendo eles: e-SUS VE e SIVEP Gripe, e assim os casos confirmados por teste rápido sorológico e os casos confirmados por critério clínico e vínculo epidemiológico passaram a ser contabilizados, o que explica o aumento do número de casos.

Os critérios clínicos e vínculo epidemiológico são aqueles em que há histórico de contato próximo ou domiciliar nos últimos 7 dias antes do aparecimento dos sintomas, com caso confirmado laboratorialmente para Covid-19 e para o qual não foi possível realizar a investigação laboratorial específica. “Esse aumento no número de casos se deu porque passamos a usar esta base integrada que vai fazer com que tenhamos números muito semelhantes entre municípios e Estado”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino.

As cidades de Águas de Chapecó, Araquari, Fraiburgo, Maracajá, Palmitos, Santa Helena, Taió, Tigrinhos, Três Barras e Zortéa entraram na lista das que já têm pelo menos um caso confirmado, que agora tem 120 municípios. O local com a maior quantidade é Florianópolis, que contabiliza 334 casos, seguida por Blumenau (177), Joinville (168), Criciúma (113), Braço do Norte (92), Balneário Camboriú (90), Itajaí (80), Camboriú (68), São José (51) e Concórdia (49).

Ocupação de UTIs

Santa Catarina está com 94 pacientes internados nas redes pública e privada em leitos de unidade de terapia intensiva (UTI), entre casos confirmados de Covid-19 (59) e suspeitos (35). A ocupação de UTIs reservadas para pessoas com infecção por coronavírus pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é de 15,2%. Atualmente, são 401 leitos no total. A recuperação evoluiu bem para 188 pacientes que deixaram a UTI e foram para leitos de enfermaria.