Por: Jornal Sul Brasil | 10/10/2020

Soluções criadas por estudantes e docentes do SENAI em Santa Catarina foram selecionadas para a etapa nacional da Mostra Inova, que estimula a inovação na indústria. O resultado foi divulgado na terça-feira dia 6 e alunos e docentes têm até o fim de novembro para aperfeiçoar suas propostas. Os projetos serão apresentados na Semana SENAI de Inovação, que será realizada de 24 a 27 de novembro virtualmente, e que vai contar com rodadas de apresentação para empresários e especialistas dos setores industriais e de inovação.

“Algumas soluções são criadas com as indústrias parceiras, por meio de projetos integradores; outras são oportunidades de mercado identificadas por nossos alunos”, explica Maikel Trennepohl, interlocutor dos programas de inovação do SENAI em Santa Catarina.

Conheça os projetos classificados

Areia para gato com bagaço de malte cervejeiro (Chapecó) – Areia higiênica obtida a partir de subproduto gerado na indústria cervejeira, o bagaço de malte. Este subproduto apresenta granulometria compatível com areia higiênica, alta absorção, é livre de contaminações bacterianas e fúngicas (pois passa por tratamento térmico no processamento da cerveja), é livre de sais e não oferece riscos à saúde dos felinos.

Bala natural rica em proteína vegetal (Chapecó) – Produzida apenas com ingredientes naturais, seu principal objetivo é atender veganos, vegetarianos, crianças e adultos, unindo o gosto por ingerir doces com a necessidade nutricional. Ela é formulada com açúcar mascavo, que contém alto teor de ferro, cálcio, vitaminas, manganês e fósforo,  a planta ora-pro-nobis, rica em proteínas, fibras, ácido fólico e com poder anti-inflamatório, e adição de casca de laranja como fonte de vitamina C. Essas características o tornam indicado para pessoas com anemia, para praticantes de atividade física, por fornecer calorias e proteínas, gestantes, por fornecer ferro  e ácido fólico, e veganos, que necessitam de opções para ingestão de proteínas vegetais.

Bailey (Brusque) – Um sistema para pequenos empresários criarem os seus planos de assinatura por meio de uma plataforma online.

Home Study (Brusque) – Uma plataforma de busca e indicação de cursos da área de tecnologia da informação. A Home Study reúne cursos a distância e presenciais de diversos marketplaces e instituições, permite que o aluno faça avaliações destes cursos, oferecendo aos demais interessados um rankeamento da qualidade do curso.

ImóvelVR (São José) – Uma plataforma de imóveis unificada para visitar imóveis utilizando realidade virtual (VR). A ferramenta, além de prática para o usuário, é um auxílio na tomada de decisão do cliente ao escolher um imóvel, com a comodidade de não precisar se deslocar até o ambiente. O aplicativo dispõe de biblioteca de imóveis de imobiliárias e construtoras, na qual o cliente pode realizar visitas a imóveis e plantas 3D.

 

Texto: Assessoria de Imprensa da FIESC