Por: Jornal Sul Brasil | 1 mês atrás

A Aurora Alimentos e suas cooperativas filiadas demonstraram a força do cooperativismo no Brasil. Em ação solidária realizada para comemorar o Dia Internacional do Cooperativismo, celebrado no último sábado, 4 de julho, os empregados da Aurora e as cooperativas filiadas arrecadaram 18,5 toneladas de alimentos não perecíveis e cerca 10 mil produtos de higiene e limpeza, além de itens hospitalares e máscaras. Estas doações beneficiam 70 instituições de todo o país durante o período de pandemia da covid-19, já que cada unidade e cooperativa filiada está destinando as arrecadações para projetos de suas localidades.

A Aurora também promoveu um evento virtual no sábado, a Live Dia de Cooperar, que contou com a parceria da Organização da Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Santa Catarina (Sescoop/SC) e da emissora SCC/SBT. Uma programação diferenciada marcou a transmissão on-line, que teve duração de duas horas. Reportagens com exemplos reais de pessoas e entidades que estão praticando a cooperação durante a pandemia, relatos e demonstrações emocionantes de união e ajuda mútua. Tudo isso embalado por muita música e descontração, com direito a churrasco com os produtos Aurora.

A live iniciou às 12h30 e foi transmitida pelas redes sociais do Acredite no Cooperativismo, projeto desenvolvido pela Aurora para fortalecer o movimento, e também pelo SCC/SBT para o estado de Santa Catarina.

Em Chapecó, voluntários da Cooperativa e da Fundação Aury Luiz Bodanese receberam doações na Praça da Cooperação, localizada na rua Antonio Morandini, no bairro Saic.  A arrecadação foi feita por sistema drive-thru como medida de prevenção ao contágio do novo coronavírus.

A moradora do bairro Presidente Médici, analista de projetos da Aurora, Neide Miotto, esteve no local e doou leite e produtos de higiene pessoal. “Faço trabalho voluntário na comunidade e gosto muito de participar dessas ações da Cooperativa. É um momento em que nos colocamos no lugar do outro e podemos ajudar quem está passando por dificuldades”, relatou.

O haitiano Jerry Bourdeau trabalha há quatro anos na Aurora, desde que chegou em Chapecó. Há três é voluntário na Cooperativa e conhece bem a diferença que a solidariedade faz na vida de quem precisa. Ele marcou presença na ação de sábado para auxiliar na arrecadação dos donativos. “Recebi ajuda quando cheguei aqui e agora estou sempre pronto para ajudar em qualquer situação. É uma atitude que me deixa feliz, que me dá esperança”, contou.

Cooperação

Em participação especial durante a Live, o presidente da Aurora, Mario Lanznaster, destacou a atuação importante da Cooperativa e a força do cooperativismo na comunidade.

“Os produtores rurais, funcionários e associados são os verdadeiros donos de toda a estrutura da Aurora. Para protegê-los neste período, montamos um grupo de gerenciamento de crise, que se reúne todos os dias para debater, se informar e criar estratégias de prevenção e enfrentamento à pandemia. Esse grupo envolve pessoas de várias áreas para fazermos o melhor possível. O interesse pela comunidade e a cooperação são valores fundamentais para a Aurora”, sublinhou Lanznaster.

O vice-presidente, Neivor Canton, ressaltou a contribuição do cooperativismo no desenvolvimento social do País. “Numa cooperativa, as pessoas se unem para viabilizar o que não era possível individualmente. Essa sinergia acaba resolvendo problemas de ordem social. Podemos dizer que o cooperativismo é o grande modelo de desenvolvimento social. A Aurora tem uma base de mais de 100 mil famílias, que refletem positivamente em toda a sociedade”.

Para o presidente da Fundação Aury Luiz Bodanese, Oscar Trombeta, a entidade social instituída dentro da Aurora tem a solidariedade como essência. São mais de 2.800 voluntários que participam de ações sociais nas comunidades de atuação da mantenedora. “Cooperar é ser solidário. Poder colaborar no momento em que o País precisa significa cumprirmos com nosso papel social. Temos orgulho desta política de voluntariado empresarial que a FALB vem cumprindo junto com a Aurora. Esperamos que sirva de incentivo para outras empresas também”, ressaltou.