Por: Jornal Sul Brasil | 28/07/2020

Mais um jovem oriundo do Programa Atleta do Futuro (PAF) ganha projeção e vai atuar no voleibol francês. Daniel Cagliari, 21 anos, é um dos milhares de chapecoenses que ganhou oportunidade no PAF, programa desenvolvido pela Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer – SEJEL, que dá oportunidade à jovens e adolescentes em diversas modalidades esportivas.

Daniel Cagliari iniciou no esporte na escola e depois começou a participar da escolinha de voleibol do bairro Saic. Sua primeira temporada foi em 2017/19 no Vôlei de Campinas, em 19/20 esteve no SESC do Rio de Janeiro e agora assina contrato com o Cambrai Volley da Franca, iniciando sua carreira internacional, em um país onde a modalidade é muito forte. “Daniel serve de exemplo e vai inspirar outros a seguirem essa trajetória”, aponta o Secretario de Juventude Rafael Foppa. Daniel defendeu Chapecó em eventos regionais.

O PAF já teve mais de três mil jovens e adolescentes praticando alguma modalidade, mas o número caiu em face da pandemia do coronavírus. Mesmo assim, de acordo com Foppa o PAF está ativo e os professores envolvidos passam aulas via internet. O reflexo do PAF é visível nos eventos que Chapecó participa, como Joguinhos Abertos onde foi campeão estadual ano passado com grande parte de atletas vindo desse programa.

Pelo programa a Prefeitura oferece professores, locais e equipamentos para a prática de atividades esportivas em escolinhas nos bairros e comunidades do interior. Chapecó é, talvez, o único município do Estado que oferece natação gratuita. Futebol, Futsal, Vôlei, Basquete, Judô, Karatê, Taekwondo, Handebol, Atletismo, Ciclismo, Tênis de Mesa, Ginástica Rítmica, Ginástica Artística são algumas modalidades oferecidas. As inscrições são recebidas na SEJEL junto a Arena Condá, sem qualquer custo ao atleta.