Por: Jornal Sul Brasil | 1 mês atrás

Depois das baixas temperaturas registradas na sexta e sábado em Santa Catarina o tempo mudou e a chuva voltou ao estado. Nesta segunda-feira, o tempo será instável em toda a Santa Catarina fruto de uma frente quente que atua na região.

Na próxima dia terça-feira dia 7, um sistema de baixa pressão desloca-se sobre o Rio Grande do Sul (RS), desde o oeste de SC em direção ao mar, intensificando-se na costa como ciclone extratropical. O sistema deve provocar chuva especialmente nas regiões do oeste ao sul de SC, próximas à divisa com o RS, com rajadas de vento de 60 a 80 km/h.

Na noite de terça e durante a quarta-feira o ciclone favorece ventos mais intensos no litoral de SC, com aumento na agitação do mar. Ressalta-se que, apesar da previsão de ventos mais intensos, este evento não deve apresentar a mesma magnitude do último registro de ventos extremos ocorrido em SC no dia 30/06.

Ciclones extratropicais são sistemas frequentes na costa sul do Brasil, causando alagamentos e ressacas, especialmente nos meses entre abril e setembro. Em média, nessa época do ano, dois a três ciclones em cada mês se formam no litoral do Uruguai e Sul do Brasil, influenciando as condições de tempo no litoral de SC.  A partir da quarta-feira dia 8, o tempo melhora gradativamente ao longo do dia.