Por: Jornal Sul Brasil | 05/10/2020

O setor de inovação da região Oeste de Santa Catarina ganhará mais um impulso a partir de uma iniciativa da Unochapecó, por meio do Chapecó@, junto com muitos parceiros e apoiadores. Nesta terça-feira dia 6, às 19h, será lançado o Observatório do Sistema Regional de Inovação, uma plataforma que vai reunir informações econômicas e de inovação, inicialmente sobre Chapecó, mas que depois pode se expandir para todo o Oeste catarinense, Estado, e até mesmo para o Brasil. O evento acontecerá de forma remota, e será transmitido no canal Parque Científico e Tecnológico CHAPECÓ no Youtube.

“Por exemplo, uma empresa que queira investir ou abrir seu negócio em Chapecó, vai poder buscar o Observatório para conseguir coletar algumas informações. Poderá saber se a área de atuação é viável, se o mercado está aquecido, e também será possível gerar alguns dados indicadores, além de outras informações, que possam auxiliar nessa tomada de decisão. Da mesma forma, um professor, estudante ou pesquisador que deseje fazer um estudo específico, vai poder, também, por meio dessas informações, se embasar, tirar suas conclusões e fazer uma pesquisa mais específica”, explica a coordenadora do Observatório, professora Caroline Dallacorte.

No evento de lançamento, participarão de uma conversa sobre o tema o reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski, o senador da República, Jorginho Mello, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Chapecó, Arthur Badalotti Smaniotto, e o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Fábio Zabot Holthausen.

Na oportunidade, também será feita a apresentação o livro ‘Parques Tecnológicos: Estratégias para Estruturação de um Ecossistema de Inovação e Desenvolvimento Regional’, que foi desenvolvido por professores da Unochapecó.