Por: Jornal Sul Brasil | 19/01/2021

O ato oficial de início da vacinação contra a Covid-19 em Chapecó será às 15h30 de hoje, dia 19, no auditório da Prefeitura Municipal. Três pessoas representando os profissionais da saúde, idosos e indígenas, que são os grupos prioritários, serão os primeiros a receber a Coronavac.
Das 5,3 mil doses que chegaram para os 39 municípios da região Oeste, são 3.367 doses para Chapecó. O avião Arcanjo, dos Bombeiros, que trazia a Coronavac chegou por volta das 11h20, no Aeroporto Serafim Enoss Bertaso. Depois as vacinas foram para a central de frios da macrorregional de Saúde do Estado, na antiga secretaria do Oeste. De lá será feita a distribuição para os municípios.
Em Chapecó a vacinação inicia pelos profissionais dos hospitais que atuam na UTI Covid e Enfermaria Covid. Depois nos ambulatórios Covid do município, somente para os profissionais de saúde. Estão reservadas para os indígenas da Aldeia Kondá e Toldo Chimbangue 1.156 doses.
Também serão vacinados idosos em instituições como o centro de convivência. Inicialmente, essas doses não cobrem o grupo da primeira etapa de vacinação, que inclui 16 mil pessoas. Mas o secretário da Saúde de Chapecó, Luiz Carlos Balsan, ressaltou a importância histórica desta data, pois representa o início da imunização para que possamos voltar à normalidade, daqui a alguns meses. Além disso, a chegada da vacina começa a atender as pessoas que estão na linha de frente do combate à doença, além de outros grupos de risco.