Por: Jornal Sul Brasil | 28/08/2020

Os resultados das vendas realizadas em Chapecó para o Dia dos Pais mostram que foram superadas as expectativas dos lojistas. Isso é o que revela levantamento feito pela área de pesquisa do Sindicato do Comércio da Região de Chapecó e que envolveu segmentos como calçados, confecções, alimentos, eletrônicos, bazar e utilidades, supermercados e lojas de departamentos. Foram ouvidos 50 comerciantes de Chapecó pelo Pesquisas Sicom, entre os dias 12 e 21 de agosto, para analisar as vendas com relação à expectativa anterior à data.

Antes do Dia dos Pais, 70% dos comerciantes disseram esperar aumento nas vendas em relação aos dias normais e 24% não esperavam elevação. A média percentual de aumento esperada antes da data foi de 26,26%. Na pesquisa após a data, 36% indicaram vendas superiores à expectativas, 36% que as vendas foram de acordo com o esperado e 28% informaram que as vendas foram abaixo do previsto.

Em média, as vendas superaram as expectativas em 9,42%. Esse índice, somado à média de aumento esperada pelos comerciantes, chega a 35,68% de aumento em relação as vendas normais de julho, quando ocorreu a pesquisa de expectativa. Em relação às vendas feitas para o Dia dos Pais em 2019, 42% dos comerciantes afirmaram que neste ano foram maiores, ante 36% que foram abaixo, enquanto 20% disseram ter alcançado os mesmos resultados.

Ticket médio e canais de vendas

Os tickets médios chegaram a R$ 358,55 e o maior deles (R$ 6 mil) foi em uma loja de eletrônicos, mas excluindo-se esse valor a média de gastos dos consumidores foi de R$ 224,23. Mesmo assim, ficou acima dos R$ 176,32 levantados na pesquisa de expectativa de consumo realizada antes do Dia dos Pais, o que significa acréscimo de R$ 47,91 ou 27,17% de aumento. Quanto à forma de pagamento, a mais utilizada foi o cartão de crédito, em 75%, seguindo-se o pagamento à vista em dinheiro (13,6%), cartão de débito (6,8%) e carnês (4,5%). 

O principal canal permanece a loja física, mas a venda virtual apresenta crescimento segundo os respondentes. Entre eles, 83,7% tiveram seu maior número de vendas realizado de forma presencial e 16,3% por redes sociais.  

Um fato considerado interessante pela diretora Executiva do Sicom, Mayara Schmitt Lazzarin, é o resultado indicado pelos estabelecimentos localizados no Shopping Pátio Chapecó, onde 60% informaram resultados abaixo da expectativa. Incluído nos números gerais da pesquisa, esse índice representa 43% das empresas com resultado abaixo do esperado.